São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Busto no Instituto do Câncer de SP homenageia publisher da Folha

Governador Serra conduziu cerimônia, que também oficializou início do hospital-dia

DA REPORTAGEM LOCAL

Como parte das comemorações do primeiro ano de funcionamento do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) foi entronizado ontem o busto do empresário e publisher da Folha, morto em 2007, que dá nome à instituição.
A cerimônia, conduzida pelo governador José Serra (PSDB), também oficializou o início do funcionamento do hospital-dia do Icesp, com 30 leitos, onde são atendidos pacientes submetidos a procedimentos de recuperação rápida, como biopsias, transfusão de sangue e pequenas cirurgias.
Em seu discurso, Serra brincou ter ficado aliviado ao ver o busto de Frias. "O busto se parece realmente com ele. Meu temor era que não parecesse", disse, elogiando o trabalho do escultor Luciano Almeida.
O governador ressaltou que sentia tristeza pela falta "do amigo Frias" e, ao mesmo tempo, alegria por tê-lo representando o espírito da instituição.
"O instituto tem características que coincidem com as do sr. Frias. Possui dinamismo, visão ampla, respeito, amor à vida."
Na cerimônia estavam políticos, médicos e secretários de Estado, além da família Frias, representada por Otavio Frias Filho, Maria Cristina Frias e Maria Helena Zerwes.
Em seu discurso, Maria Cristina lembrou que o pai vibrava quando um projeto dava certo, mesmo quando a obra não era dele. "Certamente ele estaria muito contente de ver o hospital funcionando", disse.
Ela também lembrou que o provérbio inglês "Onde há vontade, há um caminho", inscrito na placa de identificação do busto, representava bem a forma de pensar e agir do pai.
O Icesp foi criado para ser o maior hospital de câncer da América Latina e deve funcionar plenamente até 2010.


Texto Anterior: Donos de bares vão à Justiça hoje contra lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.