São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Donos de bares vão à Justiça hoje contra lei

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo) disseram que entrarão hoje na Justiça com o objetivo de derrubar a lei antifumo.
Marcus Vinícius Rosa, diretor jurídico da Abresi, afirmou ontem que a entidade entrará com um mandado de segurança acusando a lei de ir contra a legislação nacional que autoriza os fumódromos. "Uma lei estadual não pode ir contra uma federal", afirmou.
Ele critica a lei e diz que prejudicará os estabelecimentos, uma vez que os frequentadores ficarão e gastarão menos nesses locais. "O corte será no número de funcionários", disse Rosa.
O diretor jurídico da Abrasel, Percival Maricato, disse ontem que a base da ação judicial preparada pela entidade já está pronta. A associação analisará o texto da lei para decidir se entra com uma ação direta de inconstitucionalidade ou com um mandado de segurança coletivo.
"A lei é inconstitucional. Já há lei federal e municipal. Tabagismo é uma questão nacional."
Ele aponta como questionável ainda o fato de a lei punir o dono do estabelecimento por uma ação do cliente.
Maricato declarou ainda que a lei é truculenta e descaracteriza um ambiente onde as pessoas vão para relaxar. "Estão transformando um lugar de divertimento num lugar cheio de normas, em que as pessoas se policiam", afirma.
Um exemplo disso, ainda de acordo com ele, é a possibilidade, anunciada ontem pelo governador José Serra (PSDB), de testemunhas serem usadas nas denúncias contra estabelecimentos que permitem o fumo.

"Sem argumentos"
Sobre a frase do governador, de que pessoas que tentam derrubar esse tipo de legislação na Justiça são "espíritos de porco", o diretor jurídico respondeu que manifestações desse tipo são comuns quando não há argumentos para defender uma ideia. A saída usada, nesses casos, segundo ele, é desqualificar o adversário, explica.


Texto Anterior: Fila de tratamento para largar o cigarro tem espera de 7 meses
Próximo Texto: Busto no Instituto do Câncer de SP homenageia publisher da Folha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.