São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes têm estratégias para escapar dos tiros

Som de fogos de artifício é senha para alunos correrem para casa, se jogarem no chão ou se protegerem perto de muros

Moradores citam conflitos rotineiros e interrupção de festas em decorrência dos tiroteios entre traficantes de drogas do CV e a polícia


DA SUCURSAL DO RIO

Acostumadas aos freqüentes tiroteios na favela, as crianças da escola Henrique Foréis e da vizinhança já sabem o que fazer quando os policiais chegam. Cada uma tem sua estratégia para escapar dos disparos.
"Quando soltam os fogos, todo mundo sobe. Eu saio correndo para dentro de casa", contou Felipe Roberto Machado, 14, que mora perto da escola.
Quando está longe de casa, André Almeida, 15, busca abrigo até com desconhecidos. Quando não consegue, atira-se ao solo. "Ou entro na casa de alguém ou me deito no chão da rua, perto de um muro", disse.
As crianças afirmam que, pelo som, já conhecem o calibre das armas. Sabem também que há balas traçantes (luminosas) nas cores vermelha e verde.
Os relatos de crianças e adultos indicam que os tiroteios entre policiais e traficantes de drogas são rotina na Vila das Palmeiras, uma das favelas do complexo do Alemão voltadas para o bairro de Inhaúma.
As festas na rua correm o risco de serem sempre interrompidas por tiroteios. As noites de quarta, por exemplo, costumam ser festivas no bairro, onde ocorre um pagode. "Mas quando chega o blindado [da PM], o pagode acaba e às vezes tem até tiroteio", disse Felipe.
Embora mais comuns à noite, as trocas de tiros também têm ocorrido de dia. Neste ano, a insegurança piorou, afirmam moradores. A dona-de-casa Luciene Félix Souza, 34, mãe da aluna Jocilaine, uma das vítimas, defendeu a mudança do endereço do colégio.
"Já pedi para fazerem uma escola numa nova área. Na semana passada teve tiroteio. A situação tem piorado."
A Folha apurou com moradores da favela que meninos de 11 a 15 anos integram a quadrilha do tráfico. O bando da Vila das Palmeiras é ligado à facção CV (Comando Vermelho).


Texto Anterior: Tiroteio fere 17 crianças dentro de escola no Rio
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.