|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Tarifa elevada
é favorecida
por modelo
DA REPORTAGEM LOCAL
O modelo de concessão de
rodovias adotado em São Paulo foi o maior responsável pelo
alto preço pago nos pedágios
do Estado.
Implementada em 1995 pela
gestão de Mário Covas (PSDB)
e pilotada por Geraldo Alckmin, a "concessão onerosa" define como ganhador da licitação o concorrente que, sabendo dos investimentos a serem
feitos, e do valor da tarifa fixada
pelo governo, fizer a maior
oferta pela concessão.
No processo de concessão
das rodovias federais, a União
privilegiou o concorrente que
ofereceu a menor tarifa. Com
isso, o preço pago pelos usuários das estradas tende a ficar
mais baixo.
De acordo com estudo feito
pela NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas),
com o aumento de 7,04% nos
preços dos pedágios, ocorrido
na semana passada, as rodovias de São Paulo passaram a
representar um acréscimo de
cerca de 30% no custo operacional dos veículos que trafegam apenas por rodovias em
que há cobrança.
O estudo aponta ainda que os
benefícios gerados pelas realizações das concessionárias
(ampliação e manutenção de
pistas, melhoria da segurança,
da sinalização e do socorro, por
exemplo) representam uma
economia de 20% nos custos de
operação para as empresas
transportadoras.
Mas, como os gastos com pedágio adicionam 30% ao montante das despesas, os transportadores perdem na relação
entre custo e benefício.
(VR)
Texto Anterior: Empresas decidem rever preço de pedágio Próximo Texto: Feriado paulista deve provocar êxodo da capital Índice
|