São Paulo, sábado, 08 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gestão Lembo cria linha de crédito para armar os agentes penitenciários de SP

ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de passar o início da tarde de ontem conversando com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre a crise na segurança pública do Estado, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), anunciou a criação de uma linha de crédito especial para que os cerca de 23 mil agentes penitenciários e guardas de muralhas dos 144 presídios paulistas consigam dinheiro para comprar armas.
De acordo com Lembo, a partir de segunda-feira, os agentes penitenciários de São Paulo, que ganham R$ 1.200, em média, poderão ir às agências da Nossa Caixa para pleitear um empréstimo que viabilize a aquisição de uma arma legalizada. Um revólver calibre 38 custa, hoje, cerca de R$ 650.
Lembo afirmou que Thomaz Bastos o procurou para entregar pessoalmente uma cópia da portaria nš 315/2006, da Polícia Federal, que será publicada oficialmente na segunda-feira e que prevê o porte de arma para os agentes penitenciários, mesmo fora do horário de trabalho. O governador também prevê que os agentes passem por treinamento, antes de começar a portar arma.
Sem saber dizer quais tipos de arma os agentes poderão portar, "mas acreditando ser um revólver calibre 38", Lembo também disse que Thomaz Bastos se comprometeu a enviar para São Paulo equipamentos para a utilização em segurança pública, entre os quais aparelhos de raios-X para os presídios. Lembo diz acreditar que o porte de arma tem um efeito psicológico.
Ao ser questionado se o porte de arma para os agentes não vai justamente na contramão da política de desarmamento e combate aos homicídios, Lembo disse: "É mau ter o porte de arma. Eu, que não uso canivete nem tesourinha, nada no bolso, fico muito constrangido em ter que aceitar a portaria federal".


Texto Anterior: Entrevista: Sindicalista era defensor do porte de arma
Próximo Texto: Na zona norte, casas de policiais são alvo de tiros, de bombas caseiras e pichações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.