São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais Saudável

Fórmula infantil de leite pode influenciar em peso de criança

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa do Programa de Obesidade Infantil da União Européia indica que as fórmulas infantis (leite de vaca modificado para uso no primeiro ano de vida) podem influir no peso futuro da criança.
O estudo, ainda não veiculado em publicações especializadas, acompanhou 990 crianças, desde o nascimento até os dois anos, entre 2002 e 2006.
Os primeiros resultados apontam que as crianças alimentadas à base de fórmulas de baixo teor protéico (1,8 g de proteína/100 kcal) e de leite materno desenvolveram menos riscos de se tornarem obesas do que aquelas alimentadas com fórmulas excessivamente ricas em proteínas (3 g de proteína/ 100 kcal).
Para o chefe do serviço de gastroenterologia pediátrica da UFRJ, Antônio Calçado, é cedo para estabelecer uma relação direta entre as fórmulas infantis e a obesidade futura. "Existe uma série de fatores que vão influenciar no peso."
Segundo o especialista, o mérito da pesquisa está em mostrar que "talvez, as fórmulas comercializadas tenham um valor protéico demasiadamente alto."
Mas Calçado ressalta que o estudo não deve ser interpretado como uma sugestão para que as crianças devam ser alimentadas com baixo valor protéico.

MITO OU VERDADE
As japonesas têm menos sintomas de menopausa?
VERDADE.
As japonesas costumam passar pela menopausa com menos desconforto do que as mulheres ocidentais. Entre as hipóteses estão os hábitos alimentares, à base de soja, e os fatores genéticos, diz o professor de ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, Cesar Eduardo Fernandes.

ADOLESCENTE DEVE PROCURAR UROLOGISTA
Assim como as meninas devem se consultar com um ginecologista quando chegam à adolescência, é aconselhável que os meninos também busquem acompanhamento médico nesta época, afirma Ricardo Felts de La Roca, da Sociedade Brasileira de Urologia. "Nessa fase, há uma série de alterações no órgão sexual. Muitas vezes, o menino cria um complexo em torno do pênis." Para Felts, é importante procurar um especialista para tirar as dúvidas.

4 DICAS PARA...

Comer bem no restaurante por quilo
1) Escolha sempre alimentos dos grupos de carnes, cereais e vegetais
2) Evite maionese -é o alimento que mais causa infecção alimentar
3) Não pegue um pouco de cada bandeja -seu prato ficará muito grande e você pode combinar os alimentos de maneira inadequada
4) Prefira suco natural ou refrigerante diet
Fonte: Márcia Faustino, nutricionista do Hospital Samaritano


Texto Anterior: Complicações são mais comuns quando doença é adquirida após a puberdade
Próximo Texto: Plantão Médico: Livro de terapêutica faz 50 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.