São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complicações são mais comuns quando doença é adquirida após a puberdade

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como a maioria das doenças virais, a caxumba fica tão mais grave quanto mais tarde for adquirida.
Uma das complicações decorrentes da doença, a inflamação intestinal atinge cerca de 20% dos homens que pegam caxumba após a puberdade, diz o infectologista da Unifesp Esper Kallas. Desse contingente, um em cada dez pacientes tem inflamação nos dois testículos. "Esse quadro pode prejudicar a fertilidade masculina", afirma.
As mulheres também podem sofrer com inflamações no ovário, mas é um problema menos comum e sem relação com a infertilidade.
A complicação mais freqüente é a surdez, porque o vírus da caxumba também pode atacar os nervos auditivos. "Geralmente é uma surdez parcial, mas pode haver também casos de surdez total", explica o infectologista da Unifesp.
A pancreatite (inflamação no pâncreas) e a meningoencefalite (inflamação nas membranas que envolvem o cérebro) também podem acompanhar a caxumba, mas curam espontaneamente na grande maioria dos casos.
"Por isso, quem não pegou caxumba na infância deve checar a carteira de vacinação. Se não estiver em dia, é melhor tomar a vacina. As doenças virais ficam mais graves se adquiridas mais tarde".


Texto Anterior: Passei por isso: "Não tenho a menor idéia de como eu peguei caxumba"
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.