São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelourinho tem nova etapa de recuperação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A sétima etapa da recuperação do Pelourinho (centro histórico de Salvador) começa na próxima segunda, com a restauração do Seminário São Dâmaso, solar originário do século 17. No total, 126 imóveis serão contemplados pelos técnicos do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural).
Construído inicialmente como residência, o seminário abrigou durante parte do século 19 um centro para a formação de padres, o que motivou a adoção do nome.
Tombado individualmente pela Unesco, o prédio detém um acervo com preciosidades histórico-arquitetônicas, como azulejos e pinturas originais, de cerca de 400 anos, além de um dos melhores trabalhos de cantaria (pedras esculpidas) de todo o bairro.
Iniciado há dez anos, o programa de recuperação do centro histórico de Salvador, a maior atração turística da cidade, já contemplou cerca de 800 dos 3.000 imóveis dos séculos 16, 17 e 18.
No total, o governo baiano investiu cerca de R$ 120 milhões de recursos próprios nas obras.
Segundo o governador Otto Alencar (PL), a sétima etapa de restauração do patrimônio histórico da humanidade vai consumir R$ 29 milhões.



Texto Anterior: Goiás pode perder título de patrimônio
Próximo Texto: Administração: Justiça manda fechar comércio na Pacaembu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.