São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Destino do paulistano no inverno, Campos do Jordão tem o julho menos frio

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Campos do Jordão (167 km de SP) teve em 2009 o mês de julho menos frio já registrado. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mínima média na cidade no mês passado ficou em 8,3°C. O recorde anterior era 6,8°C, verificado em julho de 2005.
O município é o principal destino turístico dos paulistanos nesta época e tem no frio o seu principal atrativo. O pico da temporada de inverno ocorre justamente em julho, período em que Campos do Jordão chega a receber mais de 1 milhão de turistas.
A aferição pelo Inmet da temperatura em Campos do Jordão começou em 1961. Nunca havia sido registrado um julho tão "quente" quanto o deste ano. A temperatura mínima média de 8,3°C apurada é mais de 5C superior ao valor médio histórico (verificado entre 1961 e 1990) para o mês, que é de 2,7°C.
O aumento das temperaturas, segundo especialistas, pode estar relacionado ao surgimento de uma ilha de calor na região. O fenômeno está ligado à redução das áreas verdes e à maior urbanização das cidades.
Para o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, porém, a elevação da temperatura no mês passado em Campos do Jordão pode ser atribuída a um maior número de dias com céu nublado e a uma maior quantidade de chuva no período.
"A cidade teve mais dias nublados e úmidos. Quando o céu fica nublado, as temperaturas mínimas geralmente não são tão baixas por que as nuvens funcionam como uma espécie de cobertor, que não deixa o calor da superfície subir para a atmosfera", diz.
Ele ressalta que a estação meteorológica de Campos do Jordão foi mudada de lugar em 2001, o que pode interferir nas mínimas apuradas.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Justiça manda MEC se retratar por nota baixa de faculdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.