São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras diz que investe em diesel menos poluente

DA REPORTAGEM LOCAL

A Petrobras afirma que investe cerca de US$ 1,7 bilhão na construção de nove unidades de hidrotratamento que permitirão um aumento da oferta do diesel de teor de enxofre de 500 ppm e do diesel de 50 ppm.
"Em 2013 estamos prevendo a eliminação do diesel com 2.000 ppm de enxofre", afirma Claudete de Leão, secretária-executiva da diretoria de abastecimento da Petrobras. De acordo com ela, a defasagem do Brasil em relação aos países desenvolvidos "pode ser explicada, em parte, pelo maior impacto ambiental decorrente da grande frota veicular em circulação nesses países".
"Podemos citar como exemplo a Califórnia, nos EUA, cuja frota é do tamanho da brasileira", diz.
A assessoria de imprensa da ANP disse, por meio de nota, que realizou nesta semana uma "audiência pública para estabelecer a resolução que pretende reduzir, em futuro próximo, o teor de enxofre do óleo diesel para no máximo 50 ppm".
A nota diz ainda que a ANP já elaborou a especificação do óleo diesel com teor de enxofre de 50 ppm e que ela está atualmente em processo de aprovação.
A agência não respondeu, entretanto, se será possível mudar o diesel até 2009.
A ANP afirma que a mudança "acarretará custos para toda a cadeia do setor", inclusive os segmentos de distribuição e revenda.
A implantação transitória de uma terceira bomba abastecedora para o novo tipo de diesel é um dos investimentos que terá de ser feito.


Texto Anterior: Cortar enxofre faz diesel poluir 60% menos
Próximo Texto: Opinião: Conama 315/2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.