São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Campeonato de bridge reúne 520 jogadores de 31 países em hotel de SP

JAMES CIMINO
DA REDAÇÃO

A terra do truco recebe desde a semana passada o campeonato mundial de um jogo de cartas pouco conhecido por aqui: o bridge.
O campeonato, que acontece até o próximo sábado no hotel Transamérica (próximo ao metrô Santo Amaro), conta com 520 jogadores que compõem as seleções dos 31 países participantes, inclusive a equipe brasileira, que já foi campeã mundial no esporte quatro vezes.
Mas como se joga bridge? Dizem os especialistas que o bridge é um jogo de estratégia, muito semelhante ao xadrez. "É o xadrez das cartas. Inclusive, no Brasil, muita gente que joga bridge era enxadrista", diz Fernanda Joanitti, gerente do Clube de Bridge de São Paulo.
A reportagem pediu algumas lições ao presidente da Federação Paulista de Bridge, professor Leão Carvalho, que ministrará um curso gratuito sobre o jogo na Associação Paulistana de Bridge a partir do próximo dia 16.
Carvalho explica que a partida tem duas etapas: uma falada, em que se determina o contrato. Nessa fase, os jogadores recebem 13 cartas cada um, analisam as possibilidades e se comprometem a ganhar determinado número de "vazas" (rodadas).
Na segunda fase, é necessário cumprir o contrato. Também é proibido falar e trocar sinais, já que, em cada mesa, há uma divisória que impede que os parceiros se vejam.
No campeonato, cada partida dura no máximo duas horas e 20 minutos. As cartas têm códigos de barras e são embaralhadas por um máquina chamada Duplimate, que impede fraudes, embora os torneios mais importantes, esse inclusive, não ofereçam prêmios em dinheiro.
Paralelamente ao campeonato, acontece também no hotel uma exposição de baralhos do colecionador Jaime Ortiz-Patiño, com cartas confeccionadas no período entre os séculos 15 e 19.


Texto Anterior: Violência: Mulher de PM é morta em assalto no ABC
Próximo Texto: Criminosos atacam 4 postos da Polícia Militar em Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.