São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1 morre em protesto contra estupro e morte de menina

Delegacia de Santo Antônio do Tauá (PA) foi depredada

GUSTAVO HENNEMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 500 moradores de Santo Antônio do Tauá (a 65 km de Belém) destruíram na manhã de ontem a delegacia e o único carro da Polícia Civil da cidade durante protesto contra o estupro e a morte de uma menina de dez anos no domingo.
A manifestação terminou com um morador -que havia sido preso por depredação- morto pela polícia. Houve correria, tiros e o comércio fechou.
Segundo três moradores da cidade que não quiseram se identificar, a família da criança morta e pessoas revoltadas pelo crime foram até a delegacia com cartazes e o corpo da menina no caixão. Queriam linchar o suspeito, preso anteontem com outra criança.
Ao serem informados de que o suspeito havia sido transferido para uma cidade vizinha, moradores quebraram janelas da unidade, destruíram computadores e equipamentos, arrancaram grades e tombaram o carro da polícia.
O delegado Ronaldo Lopes teve de fugir pela janela e moradores soltaram os três presos da única cela da delegacia. Os fugitivos não haviam sido recapturados até ontem à noite. Após a depredação, manifestantes tentaram invadir, sem sucesso, a prefeitura e o fórum do município.
A situação na cidade, de 24.874 habitantes, só se acalmou após cerca de 200 policiais e dois helicópteros serem deslocados para reforçar a segurança. Cerca de 30 pessoas foram presas por depredação do patrimônio público. Segundo a polícia, uma delas acabou morta com um tiro dado por Lopes.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que um dos homens detidos, que estava sem algemas, foi para cima do delegado e o ameaçou de morte. Lopes reagiu.
Ainda segundo a secretaria, Lopes se apresentou a outros delegados que reforçavam o policiamento e entregou a arma. Ele está afastado do cargo e responderá a inquérito, afirmou o governo do Estado.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Embaixada dos EUA promete agilizar vistos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.