São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

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Rodoanel terá atalho para Cumbica e marginal Tietê

Estado define traçado do trecho norte, que deve ser concluído até 2014

Com custo previsto de R$ 5 bilhões, obra deve reduzir em cerca de 10% o volume de veículos na marginal Tietê

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

O traçado do trecho norte do Rodoanel definido pelo governo paulista vai facilitar os acessos ao aeroporto de Guarulhos e à marginal Tietê e reforçar a utilização do anel viário em trajetos urbanos.
Haverá cinco pontos de entrada e saída na rodovia. Um deles será no fim da av. Inajar de Souza (zona norte), permitindo a ligação do Rodoanel com a marginal Tietê.
Outro, por um acesso rodoviário de 4 km a ser feito até Cumbica. Os demais três serão na Fernão Dias e no fim dos trechos oeste e leste.
O Estado quer concluir a obra em 2014, quando prevê economia superior a meia hora (de 125 minutos para 91) na viagem da rodovia dos Bandeirantes até a Dutra.
Na cidade, os principais impactos são esperados na Tietê e na Inajar de Souza -que se torna um caminho alternativo ao Rodoanel e ao aeroporto de Guarulhos.
Na primeira, deve haver uma queda de 10% do tráfego. Na segunda, alta de 7%.
As previsões constam do estudo de impacto ambiental que oficializou a sugestão de traçado da obra adiantada pela Folha em 2009.
O Estado priorizou a opção de percurso mais próxima da capital, com 42,8 km. Ele atenua as intervenções na serra da Cantareira, mas atinge áreas com ocupação urbana.
"É a única forma de descarregar a marginal Tietê", afirma Mauro Arce, secretário estadual dos Transportes.
Alguns especialistas temem que, ao facilitar viagens urbanas, a alça congestione em pouco tempo e perca sua função original como uma ligação rápida entre rodovias.
A construção é estimada em R$ 5 bilhões -pelo tamanho, é mais cara que a do trecho sul, que beirou os R$ 5,5 bilhões, mas tem 57 km.
Além do dinheiro do Estado, espera-se empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e participação do governo federal.
Pesam na composição do custo os 22 viadutos/pontes e 12 túneis projetados.
O futuro governador Geraldo Alckmin (PSDB), diz Arce, avalizou seu interesse em tocar a obra simultaneamente com a construção do trecho leste, cujo contrato deve ser firmado neste ano.

ACESSO A CUMBICA
O impacto do trecho norte na velocidade média dos veículos da Grande SP é tímido -muda de 25,3 km/h para 25,5 km/h em 2014.
O Estado alega que ele tem "um alcance específico".
Pelo estudo, a alça norte eleva em 28% a quantidade de pessoas com acesso a Cumbica em até meia hora -e em 78% as que poderão chegar lá em até 45 minutos.


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