São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Ibirapuera inaugura brinquedo acessível a criança deficiente

LUIZ GUSTAVO CRISTINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Neste domingo, antevéspera do Dia da Criança, um novo brinquedo, acessível para crianças com deficiência, será inaugurado no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo).
A nova atração conta com rampas de acesso e corrimãos, para crianças com mobilidade reduzida, e piso tátil, para orientação de crianças com deficiência visual, além de intervenções sonoras, como instrumentos de percussão.
O evento ocorre em parceria da direção do parque com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Segundo o órgão, o brinquedo também é voltado para crianças sem deficiência, já que a ideia é levar ao parque a perspectiva de inclusão, com algo que não seja atrativo apenas para um segmento específico.
Thaís Frota, arquiteta especializada em acessibilidade, analisou o brinquedo a pedido da Folha e o considerou bem adaptado e fiel à proposta.
"Ele possibilita a brincadeira entre todas as crianças, sem segregar. Além disso, uma mãe em cadeira de rodas pode acompanhar o filho que não tem deficiência, por exemplo", diz a arquiteta.
A inauguração, que ocorre das 9h30 às 17h no local, ao lado da marquise do parque, contará com atrações de circo e terá também intérprete de libras e o recurso denominado audiodescrição, para pessoas com deficiência visual. O evento se repetirá segunda e terça.
Segundo a secretaria, nos dias 10 e 12 um serviço de vans adaptadas estará disponível no mesmo horário, circulando entre o metrô Santa Cruz e o parque Ibirapuera.
A administração do parque afirmou que o projeto começou após a lei 11.982, de 16 de julho de 2009, que obriga parques de diversões a adaptarem pelo menos 5% de seus brinquedos para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível.
De acordo com a administração, desde 2007 há um caminho acessível para chegar à marquise do parque.
Ele começa em frente à Oca e passa pelo Jardim das Esculturas, sendo mais próximo dos portões 2 e 3. Um novo caminho acessível foi construído entre o auditório do parque e a marquise.
A secretaria informou à Folha que o brinquedo foi aprovado pela CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) do próprio órgão para ser usado por crianças com e sem deficiência.


Texto Anterior: Outro lado: Ex-diretor diz que contratos tinham o aval do governo
Próximo Texto: Investigação: Aluno do Exército morre durante treinamento em AL
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.