São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministra de FHC vai ser secretária da Educação no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A ex-ministra Cláudia Costin foi anunciada ontem como futura secretária municipal da Educação do Rio pelo prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB). Ela disse que vai rever o sistema de ciclos na cidade. "Criança tem de aprender. Os ciclos continuam, mas não será mais proibido repetir de ano. Vamos introduzir o reforço escolar."
Ela chegou a afirmar que "o Rio tem uma das piores avaliações do país no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]", apesar de a cidade ter, entre as capitais, o quarto melhor índice na quarta série e o terceiro na oitava série.
Costin foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado (1998-1999) durante a gestão Fernando Henrique Cardoso e secretária estadual de Cultura (2003-2005) na gestão Geraldo Alckmin. Professora do Ibmec-SP, ela deixa a vice-presidência da Fundação Victor Civita.
Costin diz que pretende investir na qualificação dos professores e aumentar as vagas nas creches. "É preciso triplicar o número de vagas nas creches para crianças até três anos. Faremos isso gradativamente. Em relação à pré-escola, as crianças até cinco anos precisam conviver em um ambiente que tenha livros, para que possam ser estimuladas desde cedo para a leitura", falou.


Texto Anterior: Enade: 564 mil estudantes devem fazer avaliação amanhã
Próximo Texto: "Havia uma bomba debaixo da escada de minha casa nova"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.