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Em dezembro, no trânsito, quanto mais cedo melhor
Mapeamento mostra que, à tarde, lentidão é até 45% pior que a média
Em época de compras de Natal e começo das férias, tráfego entre as 15h30 e as 16h chega a ser pior do que entre as 8h e as 8h30
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem quer minimizar a possibilidade de enfrentar congestionamentos nas ruas da cidade
de São Paulo neste mês deve
circular sempre pela manhã.
Quanto mais cedo melhor -especialmente até as 10h30.
A partir da hora do almoço, a
lentidão do trânsito sobe e, no
começo da tarde, passa a ter patamares até 45% superiores aos
do restante do ano. E, em época
de compras de Natal, quem sai
de casa à noite, aos sábados e
domingos também tem que se
preparar para ficar parado nas
longas filas de automóveis.
A recomendação é resultado
de um mapeamento do comportamento do trânsito feito
pela Folha a partir de estatísticas nesse período desde 2004
-e, não é à toa, também faz
parte do discurso do corpo técnico da CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego).
Os dados históricos de lentidão mostram como dezembro
é um mês atípico para circular
de carro na capital paulista.
Devido ao começo das férias
escolares, os engarrafamentos
chegam a ser até 20% inferiores do que na média do ano em
alguns momentos até as 10h.
A partir desse horário, a situação começa a se reverter, a
ponto de, entre as 15h30 e as
16h, a média de lentidão ser em
dezembro pior do que entre as
8h e as 8h30 -tradicionalmente um horário de pico.
A recomendação horária é
apenas um indicativo para a
programação das viagens -até
porque há fatores imprevisíveis no trânsito, como chuva,
acidentes ou interdições.
23 de Maio
Assim como há uma característica diferenciada do horário
com mais trânsito neste mês, os
pontos de estrangulamento
também passam a ser concentrados nos principais centros
de compras da cidade.
O maior alvo de transtornos
costuma ser a região da 25 de
Março, seguida por Brás e Bom
Retiro, que já saíram do estigma de lugares para sacoleiros
para atrair a classe média que
faz suas compras no varejo.
Só esses três pontos têm concentrado 45 marronzinhos diariamente -70% do montante
destacado pela CET para monitorar a situação do trânsito em
29 shoppings paulistanos na
chamada Operação Natal.
Os problemas para a circulação nesses lugares também
acabam afetando as vias do corredor 23 de Maio e a própria
avenida Tiradentes -que, nesta época, devem sempre ser evitadas pelos motoristas.
Na lista dos pontos com agravamento de lentidão neste mês
estão também a região da loja
Super Casas Bahia, no Anhembi, zona norte de São Paulo,
com reflexos na marginal Pinheiros, e do Ceagesp.
Segundo Eduardo Macabelli,
superintendente de operações
da CET, um dos motivos para
esse agravamento do trânsito,
além das compras de Natal, é a
própria elevação, de 10% a 15%,
das viagens de caminhões que
fazem entregas na cidade.
Os shoppings também são
outros pontos tradicionais para
serem evitados. Entre os que
mais costumam comprometer
a circulação na vizinhança estão Iguatemi, Ibirapuera, Morumbi, Center Norte, Paulista,
West Plaza, Aricanduva, Metrô
Tatuapé e Plaza Sul (este último até pela proximidade com a
chegada da rodovia dos Imigrantes à capital). O novo Santana Parque Shopping (zona
norte) também preocupa.
Para não ficar parado, inclusive ao tentar estacionar, a
orientação é a utilização do
transporte público -muitos
dos centros de compra têm inclusive estações de metrô nas
proximidades. A dificuldade
maior, nesse caso, é para quem
vai voltar com muitas sacolas.
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