São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em dezembro, no trânsito, quanto mais cedo melhor

Mapeamento mostra que, à tarde, lentidão é até 45% pior que a média

Em época de compras de Natal e começo das férias, tráfego entre as 15h30 e as 16h chega a ser pior do que entre as 8h e as 8h30

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quer minimizar a possibilidade de enfrentar congestionamentos nas ruas da cidade de São Paulo neste mês deve circular sempre pela manhã. Quanto mais cedo melhor -especialmente até as 10h30.
A partir da hora do almoço, a lentidão do trânsito sobe e, no começo da tarde, passa a ter patamares até 45% superiores aos do restante do ano. E, em época de compras de Natal, quem sai de casa à noite, aos sábados e domingos também tem que se preparar para ficar parado nas longas filas de automóveis.
A recomendação é resultado de um mapeamento do comportamento do trânsito feito pela Folha a partir de estatísticas nesse período desde 2004 -e, não é à toa, também faz parte do discurso do corpo técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Os dados históricos de lentidão mostram como dezembro é um mês atípico para circular de carro na capital paulista.
Devido ao começo das férias escolares, os engarrafamentos chegam a ser até 20% inferiores do que na média do ano em alguns momentos até as 10h.
A partir desse horário, a situação começa a se reverter, a ponto de, entre as 15h30 e as 16h, a média de lentidão ser em dezembro pior do que entre as 8h e as 8h30 -tradicionalmente um horário de pico.
A recomendação horária é apenas um indicativo para a programação das viagens -até porque há fatores imprevisíveis no trânsito, como chuva, acidentes ou interdições.

23 de Maio
Assim como há uma característica diferenciada do horário com mais trânsito neste mês, os pontos de estrangulamento também passam a ser concentrados nos principais centros de compras da cidade.
O maior alvo de transtornos costuma ser a região da 25 de Março, seguida por Brás e Bom Retiro, que já saíram do estigma de lugares para sacoleiros para atrair a classe média que faz suas compras no varejo.
Só esses três pontos têm concentrado 45 marronzinhos diariamente -70% do montante destacado pela CET para monitorar a situação do trânsito em 29 shoppings paulistanos na chamada Operação Natal.
Os problemas para a circulação nesses lugares também acabam afetando as vias do corredor 23 de Maio e a própria avenida Tiradentes -que, nesta época, devem sempre ser evitadas pelos motoristas.
Na lista dos pontos com agravamento de lentidão neste mês estão também a região da loja Super Casas Bahia, no Anhembi, zona norte de São Paulo, com reflexos na marginal Pinheiros, e do Ceagesp.
Segundo Eduardo Macabelli, superintendente de operações da CET, um dos motivos para esse agravamento do trânsito, além das compras de Natal, é a própria elevação, de 10% a 15%, das viagens de caminhões que fazem entregas na cidade.
Os shoppings também são outros pontos tradicionais para serem evitados. Entre os que mais costumam comprometer a circulação na vizinhança estão Iguatemi, Ibirapuera, Morumbi, Center Norte, Paulista, West Plaza, Aricanduva, Metrô Tatuapé e Plaza Sul (este último até pela proximidade com a chegada da rodovia dos Imigrantes à capital). O novo Santana Parque Shopping (zona norte) também preocupa.
Para não ficar parado, inclusive ao tentar estacionar, a orientação é a utilização do transporte público -muitos dos centros de compra têm inclusive estações de metrô nas proximidades. A dificuldade maior, nesse caso, é para quem vai voltar com muitas sacolas.


Texto Anterior: Juíza depõe, mas não convence, afirma deputado
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.