São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Rio terá "lixômetros" para mostrar sujeita recolhida em cada região da cidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Duas semanas após afirmar publicamente que o carioca joga muito lixo na rua, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, iniciou ontem a instalação de painéis eletrônicos, batizados de "lixômetros", para mostrar a quantidade de dejetos recolhidos semanalmente em cada uma da 34 regiões administrativas da cidade.
Inaugurado simbolicamente na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, o primeiro lixômetro deverá começar somente hoje a mostrar a carga de lixo recolhida na última semana pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).
Segundo a prefeitura, todos os lixômetros deverão estar instalados e funcionando até o mês de janeiro, ajudando a estimular uma redução de 8% na quantidade de lixo público no Rio até 2012 -uma das 46 metas do Plano Estratégico anunciado ontem por Paes.
Ainda de acordo com a prefeitura, os lixômetros darão a possibilidade de "a população verificar como sua comunidade está reagindo à mobilização e competir por alguns benefícios (...) às áreas que melhor alcançarem a meta".
Como prêmio pela limpeza, as regiões administrativas que conseguirem alcançar as maiores reduções na quantidade de lixo receberão obras no valor do que foi economizado com a diminuição da coleta pela Comlurb. Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro produz 1,2 milhão de tonelada anual de lixo, recolhido nas ruas e praias, cujo recolhimento custa R$ 400 milhões anuais -em média- aos cofres públicos. A intenção de Paes é de economizar cerca de R$ 30 milhões.
Além dos lixômetros, a Prefeitura do Rio anunciou que divulgará permanentemente o volume de dejetos recolhidos em cada uma das 34 regiões administrativas por meio do site www.comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro. Ontem, no entanto, a Folha tentou acessar a página na internet e não foi possível localizar o endereço.


Texto Anterior: Kassab gastará parte do IPTU extra com propaganda
Próximo Texto: Violência: 3 jovens morrem em chacina na Cidade de Deus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.