São Paulo, terça-feira, 09 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

META

Presidente do STF quer zerar presos em delegacias

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilmar Mendes, lançou ontem no Rio um programa para zerar o número de 56 mil presos em delegacias policiais no país.
Mendes reconhece que "é uma meta ousada" e evitou dizer quando será possível atingi-la, mas afirma que, em três anos, o panorama deve ser melhor.
Segundo o ministro, cerca de 20% desses presos estão em situação irregular e provisória em delegacias, e o projeto pode ajudar a regularizar os casos.
A população carcerária no país é de aproximadamente 470 mil pessoas.
Presente à solenidade, no Tribunal de Justiça do Rio, o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), prometeu que o Rio não terá mais presos em carceragens de delegacias ao fim do primeiro semestre do próximo ano. Cabral afirmou ainda que o Estado será o primeiro a atingir a meta estabelecida pelo programa do CNJ.


Texto Anterior: Inquérito: Policiais devem ser acusados por crime comum
Próximo Texto: Folião busca "milagre" em workshop de samba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.