São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pane deixa 2,5 milhões sem luz em SP

Problema atingiu pelo menos 3 regiões da capital e durou cerca de 15 minutos, com impacto maior na zona sul

Para governo, blecaute já era esperado e outros devem ocorrer devido à não construção de uma subestação de energia

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

Uma falha no sistema de transmissão deixou cerca de 2,5 milhões de pessoas sem energia elétrica na tarde de ontem em São Paulo.
O problema atingiu ao menos três regiões da capital (central, oeste e sul) e durou cerca de 15 minutos, com maior impacto na zona sul.
Apesar do pouco tempo de duração, a falta de energia provocou uma reação imediata do governo paulista, que solicitou uma reunião de emergência para hoje com os principais envolvidos no fornecimento e abastecimento.
O que mais preocupa o governo é que esse blecaute de ontem já era esperado e outros devem ocorrer. O principal motivo, segundo o secretário José Aníbal (Energia), é a não construção de uma subestação de energia da CTEEP (ex-estatal paulista) que deveria ter sido entregue em abril de 2010.
O atraso da obra, autorizada pela Aneel em 2008, foi revelado pela Folha em maio de 2010. As obras, de acordo com o governo, tiveram início no mês passado e devem ser concluídas só em 2012.
"Determinei à Secretaria da Energia e ao Procon que convoquem imediatamente a Eletropaulo e a CTEEP para que prestem esclarecimentos", afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com a CTEEP, responsável pela transmissão, a falta de energia foi provocada após a falha em um dos três transformadores da subestação Bandeirantes, na zona sul. O problema ocorreu às 15h11 e durou até as 15h21.
Às 16h40, houve novo problema, resolvido às 16h45. A causa está sendo apurada, disse a companhia. Ela não comentou o atraso na obra.
A Eletropaulo não quis se manifestar ontem.
O blecaute, embora rápido, deu prejuízo aos comerciantes. "No segundo apagão, queimou tudo", disse Alexandre Alpendre, 40, dono de um café na Vila Olímpia. Ele disse que perdeu uma TV, um monitor de computador e um estabilizador.
Pelo menos dez semáforos pararam de funcionar, prejudicando o trânsito, sobretudo na zona sul. Às 23h, dois continuavam desligados. Segundo a Sabesp, o abastecimento de água foi afetado em ao menos dez bairros.

Colaboraram DANIELA LIMA e CRISTINA MORENO DE CASTRO


Texto Anterior: Capital: Prefeitura omite dados deste ano
Próximo Texto: Agência reduz multa a Furnas por apagão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.