São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agência reduz multa a Furnas por apagão

DE BRASÍLIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica reduziu ontem de R$ 53,734 milhões para R$ 43,398 milhões a multa aplicada à estatal Furnas pelo apagão de novembro de 2009, que deixou 18 Estados sem luz por quatro horas.
A decisão foi tomada pela Aneel ao analisar o recurso de Furnas contra a multa inicialmente estipulada. Mesmo com a redução no valor, foi a mais cara multa aplicada pela agência a uma empresa por falhas no serviço.
O apagão foi motivado por fortes descargas elétricas e falhas nos isoladores elétricos. Furnas terá dez dias para pagar a multa, a partir da publicação da decisão. A estatal poderá recorrer à Justiça, mas disse que só vai se manifestar após ser notificada.
Ontem à noite, após quase três horas de reunião no gabinete da presidente Dilma Rousseff, em que ouviu cobranças sobre o apagão de sexta no Nordeste, a cúpula do setor saiu evitando qualquer relato do encontro.
Participaram da reunião, que tinha o objetivo de esclarecer a causa do apagão, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e os presidentes da Aneel, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Empresa de Pesquisa Energética.


Texto Anterior: Pane deixa 2,5 milhões sem luz em SP
Próximo Texto: Suspeita de agressão: Cristina Mortágua é transferida para delegacia de Magé
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.