São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MARILENE DE SOUZA (1937-2011)

A mãe da Mônica e da Magali

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O incentivo para que Cascão, o moleque que não gostava de banho, saísse da gaveta, partiu de Marilene de Souza. Primeira mulher de Mauricio de Sousa, ela testemunhou o início da carreira do marido como desenhista.
Até certo ponto, foi também sua "dupla de criação".
O personagem Cascão, por exemplo, foi inventado pelo quadrinista junto com o Cebolinha. Pelas características que tinha, porém, Mauricio teve receio de lançá-lo.
Marilene achou bobagem. "Toda criança é meio Cascão. Ninguém vai achar ruim. Pelo contrário, vão se identificar com ele." E assim foi.
Natural de Jaboticabal (SP), ela começou como fotógrafa na capital. Casou-se com Mauricio em 1958, e teve os filhos Mariângela, Mônica, Magali e Mauricio Spada, que se tornaram personagens. Mariângela virou Maria Cebolinha e Mauricio, o Professor Spada, ou o Dr. Spam.
Quando as crianças começaram a nascer, ela abandonou a fotografia. Foi uma mãe cuidadosa e severa.
As filhas ela transformava em bonequinhas, lembra Mauricio, que continuou amigo da ex-mulher após o fim do casamento de 12 anos. Tão amigo que, em momento de dificuldade, ela ofereceu vender os bens para ajudá-lo.
"Tinha um gênio meio forte, mas depois descobri que isso é normal", conta. Para Mauricio, ela nunca deixou de ser uma "mãe leoa".
Morreu anteontem, aos 74, em decorrência de uma pneumonia. A cerimônia de cremação foi ontem, em SP. Deixa netos e bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Veja os aprovados na USP e na Santa Casa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.