São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Luciane, a filha Ana Vitória "é uma homenagem à vida"

DA REVISTA DA FOLHA

Luciane Conceição nasceu com HIV. A mãe dela contraiu o vírus no oitavo mês de gravidez, em uma transfusão de sangue. Logo após o parto, há 20 anos, a mãe de Luciane a deixou na maternidade. Os primeiros passos foram no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (100 km a oeste de SP) ao lado da infectologista e pediatra Rosana Maria Paiva dos Anjos, professora da PUC, que cuidou do bebê e é sua médica até hoje.
O aprendizado era interrompido pelas doenças em decorrência da Aids. Um casal -Edgard Conceição, 58, e Arlinda- soube da história de Luciane e adotou o bebê de dois anos.
Luciane foi a primeira criança no Brasil a usar o coquetel antiretroviral. A menina, então com nove anos, virou símbolo da luta contra a doença. A tarde de 15 de janeiro último foi outro momento marcante: a estréia de Luciane como mãe.
"Quando os exames comprovaram que estava grávida entrei em desespero. Meu marido, Daniel, estava feliz. Peguei logo o teste dele. HIV Negativo. Um alívio, ele não foi infectado. Brigamos quando a gente transou sem camisinha. Ele sempre soube que tenho o vírus.
Nos últimos anos, ele queria muito ser pai. Claro que eu também, no fundo, queria ter um filho. Só que tinha medo de contaminar o bebê, pois fui contaminada no nascimento.
Minha irmã Andréia sempre me incentivou. Mas muita gente me desencorajou a ser mãe. Inclusive, médicos, amigos e familiares, com receio de que eu morresse no parto. Outros por preconceito mesmo -nem tanto entre os mais simples, só que ele é bem forte na classe média.
Não tive problemas durante a gravidez. Minha filha nasceu de cesariana. Fiquei feliz como nunca havia ficado na hora em que vi e senti aquela criaturinha perfeita, chorando, grudada ao meu corpo. Na hora, falei para meu marido: "Ela vai se chamar Vitória, em homenagem à vida. Ana Vitória".


Texto Anterior: Filhos da esperança
Próximo Texto: "Foi meu resgate", diz Lúcia, mãe de duas crianças sem HIV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.