São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Epidemia pode deixar cegos índios do AM

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Belém

Levantamento do Instituto de Oftalmologia de Manaus revelou que 55% dos 298 índios makus examinados em duas aldeias no município de São Gabriel da Cachoeira, oeste do Amazonas, tinham tracoma.
"Os números levam a crer que a doença deve ser endêmica na região", afirma o professor Cláudio Chaves, que participou da expedição há cerca de um mês.
O tracoma é uma doença transmitida pela bactéria Clamídia trachomatis por meio do contato humano. Nos primeiros estágios, a pessoa tem uma conjuntivite causada por uma inflamação na parte interna da pálpebra.
Com os anos, a doença evolui deformando os cílios que acabam machucando a córnea e causando cegueira parcial ou total.
Chaves disse que pelo menos dez índios examinados tinham manchas brancas na córnea e enxergavam com dificuldade. A Associação Saúde Sem Limites, que atua em São Gabriel, registrou dois casos de cegueira entre 1997 e 1998.
Para tentar reverter o quadro, a associação, a Prefeitura de São Gabriel, a Fundação Nacional de Saúde e a diocese do município promoveram um curso que treinou 35 profissionais que atuam no município de 35 mil habitantes, a grande maioria índios de 19 etnias.
Chaves lembra que o tratamento é simples, só um comprimido antibiótico. A dificuldade, porém, está nas diferenças culturais.
Além de tracoma, outra doença relacionada com a visão tem afetado a população indígena da Amazônia. Cerca de 70% dos 9.000 índios ianomâmi de Roraima sofrem de oncocercose, também conhecida como cegueira de rio.
Como o tracoma, a oncocercose demora 20 anos para chegar ao estágio final, causando cegueira.
Segundo o coordenador do controle da oncocercose na fundação de Roraima, Reneris Pinheiro, até agora só foi confirmado um caso de cegueira na reserva.
Há cerca de três semanas, a fundação foi para a área concluir uma das etapas do tratamento. Pinheiro afirma que apenas 30% dos ianomâmi são atingidos pelo programa.


Texto Anterior: Brasil testa novo remédio anti-Aids
Próximo Texto: Capes diz que vai manter a oferta de bolsas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.