São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violência tem o impacto medido

DA REPORTAGEM LOCAL

Até que ponto e com que freqüência um episódio violento pode causar ou desencadear um transtorno psiquiátrico? É isso o que os médicos do projeto São Paulo Megacity querem saber.
Uma parte do questionário é voltada especificamente à violência e mostrará, pela primeira vez, a relação direta entre ela e as doenças psiquiátricas.
"Cada vez recebemos mais vítimas de estresse pós-traumático nos consultórios", diz a pesquisadora principal do levantamento, Maria Carmen Viana, que analisará essa parte do projeto. "Queremos saber quão traumática foi a situação pela qual o entrevistado passou e até que ponto ela desencadeou uma doença."
No questionário, há perguntas que vão de tipo de acidente automobilístico até participação em tiroteio, passando por porte de armas e processos judiciais.
"A violência é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde e vários estudos internacionais têm mostrado que suas vítimas apresentam mais problemas físicos e mentais", afirma Viana.
"O objetivo dessa parte da nossa pesquisa é estabelecer a prevalência e saber como as pessoas relacionam a situação de violência com os problemas de saúde e a partir de que momento buscam ajuda." Os primeiros resultados dessa análise devem estar prontos em dois ou três meses. (DT)


Texto Anterior: Mente sã: Preconceito com psiquiatra piora doença
Próximo Texto: Danuza Leão: Mas que país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.