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ESCOLA VIRTUAL
Anuário mostra que 84,7% das instituições do setor utilizam mídia impressa; internet vem em 2º lugar
Papel ainda domina o ensino a distância
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
Apesar de normalmente ser relacionada à internet, a educação a
distância no Brasil ainda é dominada por um meio rudimentar: o
material impresso, geralmente
em forma de apostilas.
Isso é o que mostra o Anuário
Brasileiro Estatístico de Educação
Aberta e a Distância 2006, que será lançado na próxima segunda-feira e foi antecipado à Folha.
O estudo, que conta com o patrocínio do Ministério da Educação (MEC), mostra que 84,7% das
instituições que oferecem ensino
a distância utilizam a mídia impressa.
Atrás do papel, vêm o e-learning (internet), com 61,2% e o
CD-Rom, com 41,8% -a soma
passa dos 100% porque a mesma
instituição pode usar mais de
uma mídia como método de
aprendizagem.
A pesquisa aponta que 504 mil
pessoas no país usaram o ensino a
distância no ano passado, somente nas escolas autorizadas.
A predominância do material
impresso é explicada pela baixa
presença do computador no país.
Segundo a Pnad 2004 (Pesquisa
Nacional por Amostragem de Domicílios), apenas 16,3% dos domicílios do país têm computador e
12,2% possuem internet.
"O material impresso tem a
vantagem de estarmos acostumados a ler no papel. Tirando isso,
não há mais nenhuma vantagem
nele", afirma o presidente do Instituto Monitor, Roberto Palhares
-sua instituição oferece ensino
técnico a distância por meio de
apostilas há 60 anos.
"Imagine uma aula de geografia. Pelo e-learning, você pode ver
um mapa animado mostrando a
evolução do desmatamento da
Amazônia", aponta o coordenador do anuário, Fábio Sanchez.
"Além disso, você pode ter um
contato imediato com o professor
e com colegas, por meio de salas
de bate-papo. Isso mostra que o
país ainda não aproveita todos os
recursos da educação a distância,
apesar de o papel ter a vantagem
de poder ser acessado onde você
estiver", afirma Sanchez.
Predomínio
Os dois especialistas dizem que
a tendência é que, no curto e médio prazo, o material impresso vire um apoio ao sistema virtual. O
avanço do aprendizado via internet depende, porém, do maior
acesso ao computador no país.
Atualmente, a mídia impressa
predomina em todos os tipos de
ensino oferecidos a distância:
81,3% das instituições com credenciamento federal, que oferecem cursos de nível superior, utilizam o papel, contra 73,4% do e-learning.
Já as com autorização em âmbito estadual, com cursos de educação básica e técnica, utilizam a
mídia impressa em 93,9% dos casos, ante 39,4% do e-learning.
Perfil
O anuário da educação a distância, feito pela segunda vez, considerou as 217 instituições credenciadas no Ministério da Educação
ou nos conselhos estaduais de
educação. As que possuem autorização federal oferecem cursos
de graduação, tecnológicos, de
pós-graduação e seqüenciais.
Já as instituições com credenciamento estadual mantêm cursos de EJA (educação de jovens e
adultos), ensino fundamental,
médio e técnico.
O anuário foi desenvolvido pela
Abed (Associação Brasileira de
Ensino a Distância) e pelo Instituto Monitor. A apresentação do estudo será feita durante o 4º seminário da Abed, que começa neste
domingo e vai até terça-feira.
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