São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a favor

Fumante, dono do Fasano apoia veto ao cigarro

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Rogério Fasano, dono da rede de restaurantes de elite mais tradicional do país, diz que aprova as restrições ao cigarro e que o fumo costuma provocar queixas tanto de clientes quanto de funcionários. Para ele, a lei facilita a convivência com o cliente que fuma. (DANIEL BERGAMASCO)

 

FOLHA - Como vê a lei?
ROGÉRIO FASANO
- Já estava na hora de ser aprovada. O mundo todo segue essa tendência. Em dois meses, vai ser como avião. Antes, metade dos passageiros acendia o cigarro após a decolagem, e agora conseguem ficar 12 horas sem fumar. Acho bom especialmente para quem trabalha nos restaurantes.

FOLHA - Os funcionários reclamam da fumaça dos clientes?
FASANO
- Reclamam de fumaça de charuto. Muitos clientes reclamam de charuto: a outra pessoa acende [na área de fumantes], mas o cheiro se espalha. Fico feliz com a lei; agora será mais fácil argumentar com o cliente.

FOLHA - O sr. chamará a polícia se alguém se recusar a apagar o cigarro?
FASANO
- Bom, eu não posso ter meu restaurante fechado ou tomar multa de R$ 3 milhões [R$ 3,2 milhões é o teto previsto em caso de infração], senão quebro. A lei terá que ser cumprida. Mas tenho certeza de que ninguém fará isso [fumar insistentemente] comigo. Se acontecer, será "persona non grata" em qualquer restaurante.

FOLHA - Como tem sido a proibição ao fumo no Rio [onde o grupo Fasano tem hotel e restaurante]?
FASANO
- Ótima. Desde que o fumo foi vetado, todo mundo respeita [a lei carioca proíbe o fumo em locais fechados, mas 2.500 dos cerca de 20 mil bares e restaurantes e hotéis têm liminares que autorizam fumódromos].
Quando estou lá, fumo menos, assim quando como vou para os Estados Unidos ou para países da Europa com a mesma proibição. Eu me sinto melhor em ambientes onde não se pode fumar.



Texto Anterior: Serra admite que não será fácil fiscalizar lei
Próximo Texto: Contra: Dono do Dry Bar acha que lei vai afastar clientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.