São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BID afirma que Favela-Bairro terá de ser "refeito"

DA SUCURSAL DO RIO

Com falhas na manutenção das obras, o programa Favela-Bairro terá de ser "complementado" e "refeito", segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), órgão financiador do projeto.
De acordo com José Brakarz, especialista sênior em Habitação e Desenvolvimento Urbano do banco, há necessidade de recuperar o sistema de drenagem, equipamentos depredados e sistemas de água entupidos. "Quase tudo por falta de manutenção", afirma ele.
Todas as favelas onde houve mortes nesta semana no Rio foram urbanizadas pelo programa. Mas, na avaliação de Brakarz, a situação poderia ser ainda pior sem as obras.
"Dizer que todas as favelas em que houve mortes foram urbanizadas pelo Favela-Bairro dá a impressão de que o programa foi culpado pelas mortes. Qual seria a situação sem o programa?", questiona ele.
O Favela-Bairro urbanizou, em duas fases, 143 comunidades entre 1994 e 2008, ao custo total de US$ 600 milhões (R$ 1,1 bilhão), dos quais 70% financiados pelo BID - o restante foi bancado pela prefeitura.
A terceira etapa, ainda em negociação, vai incluir "orçamento especial para completar e refazer algumas obras".


Texto Anterior: Burocracia: Recurso pós-desastre demora mais de 90 dias
Próximo Texto: Barbara Gancia: Aleluia! Bucicleide larga o cigarro!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.