São Paulo, quinta, 9 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cubatão tem vazamento de gás

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Um vazamento de gás da refinaria Presidente Bernardes, da Petrobrás, em Cubatão (SP), provocou forte odor na noite de anteontem em bairros de cidades da Baixada Santista.
O motivo do vazamento foi uma oscilação na rede elétrica decorrente do acidente que provocou a queda de sete torres da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná.
A Cetesb informou que recebeu reclamações de moradores de diferentes pontos de Cubatão, São Vicente e Santos.
De acordo com a gerente distrital da Cetesb em Cubatão, Maria da Penha de Oliveira Alencar, o gás é derivado de enxofre. Segundo ela, o produto causa náuseas, dores de cabeça e mal-estar. Não foram feitas estimativas, nem pela Cetesb, nem pela Petrobrás, do volume de gás que vazou.
Maria da Penha Alencar disse que as empresas do pólo industrial de Cubatão foram informadas com antecedência do problema pela Eletropaulo, e, com base no aviso, a Petrobrás decidiu optar por usar seus próprios geradores de energia."
O chefe da Assessoria de Segurança e Meio Ambiente da refinaria, engenheiro Simão Korn, afirmou que a oscilação na rede provocou o "desarme" do sistema próprio de geração de energia.
Segundo ele, por esse motivo as principais unidades deixaram de operar, o que impediu a queima do gás e permitiu a liberação do produto "in natura" na atmosfera.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.