São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Petista dirigirá entidade mundial de prefeitos

Marta vai a Barcelona e conhece sede de seu gabinete internacional

DANIEL CRONFLI
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE BARCELONA

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), visitou ontem, em Barcelona (Espanha), a sede da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), da qual foi nomeada presidente quarta-feira passada em Paris (França).
Acompanhada pelo secretário de Relações Internacionais, Kjeld Jakobsen, e pela secretária-geral da CGLU, Elisabeth Gateau, entre outras autoridades, Marta se emocionou ao conhecer o edifício. "É muito bonito ver o nascimento de uma organização tão importante", declarou a petista.
A CGLU se declara uma organização não-governamental que conta com a participação de 2.946 prefeitos de cidades dos cinco continentes. Seu objetivo é ampliar o peso políticos das administrações municipais nos organismos internacionais.
O prédio-sede da entidade -que foi cedido pela Prefeitura de Barcelona e está situado no Bairro Gótico, região central da capital da Catalunha- está em fase final de reformas. Durante as obras e escavações, todas monitoradas por arqueólogos, foi encontrado casualmente um verdadeiro patrimônio histórico: muralhas, pedras, mosaicos e afrescos que provavelmente formam a primeira sala construída na cidade.
Segundo Antoni Nicolau, diretor do Museu de História da Cidade, as relíquias datam do ano 12 a.C. e faziam parte de uma propriedade nobre da época.
"Não poderia ser melhor, uma coincidência excepcional. No coração desta cidade, agora está o coração das cidades do mundo", disse Marta. "Esta será uma sala especial para receber as pessoas, e quem sabe também a abriremos para visitação pública."
Feliz com o novo espaço conquistado pela "maior ONG do planeta", Jakobsen fez um paralelo curioso. "Este prédio está para a organização assim como a nova sede da Prefeitura de São Paulo, no centro, está a capital paulista."


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Saúde: Câncer do ovário tem diagnóstico tardio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.