São Paulo, sábado, 09 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem doente viu jogo com grupo de amigos

Ele retornou do México no domingo e, no mesmo dia, viu a final do campeonato do Rio numa churrascaria da zona sul

A mãe do rapaz de 21 anos afirmou que conversa com o filho por telefone todos os dias, mas não pode visitá-lo por medidas de precaução


Danilo Verpa/Folha Imagem
RETORNO ANTECIPADO
Com máscara cirúrgica e chapéu de mariachi, Jessica Oliveira desembarcou no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vinda do México; ela estava acompanhada de intercambistas brasileiros, que anteciparam o retorno ao Brasil devido à gripe A


DA SUCURSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA

O jovem brasileiro de 21 anos contaminado pela gripe suína no México comemorou o tricampeonato estadual do Flamengo com amigos em frente à boate La Playa, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, onde mora, disse a mãe dele.
O rapaz assistiu a final do campeonato do Rio, no domingo passado, em uma churrascaria Porcão, na zona sul carioca.
A mãe do jovem doente, cujo nome é preservado a pedido da família, afirmou que conversa com o filho por telefone todos os dias, mas não pode visitá-lo.
Somente os médicos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho podem entrar no seu quarto, por precaução.
Ela afirmou que o filho apresentou os primeiros sintomas na segunda. Ele havia voltado de Cancún, onde passou oito dias com amigos, no próprio domingo. Ela negou que no sábado ele já apresentasse sinais da gripe, como chegou a divulgar o Ministério da Saúde.
Segundo ela, o rapaz começou a ter 37,5C de febre na segunda, quando foi levado para o Hospital Maria Madalena. Mas o médico disse que não havia relação com a gripe. O hospital disse que se pronunciará hoje.
Na terça, o rapaz voltou a sentir febre e foi levado para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, onde deve ficar por mais uma semana.
"Ele viajou no dia 25 de abril, logo quando começou a ser noticiada a gripe. Ninguém tinha certeza da gravidade [da doença]. Ele preferiu não adiar a viagem. Quando estava em Cancún, disse que não viu ninguém de máscara, como víamos pela TV na Cidade do México", afirmou a mãe, em entrevista dada pelo interfone de seu prédio.
Ela disse ainda que vai seguir a medida de precaução do Ministério da Saúde de sair de casa até a semana que vem.

Minas Gerais
Em Minas, o caso confirmado é o de uma mulher de 29 anos, moradora de Santa Luzia.
Ela chegou no dia 27 de abril, também de Cancún, onde passou a lua-de-mel com o marido. A Folha não a localizou ontem.
Ao chegar ao Brasil, o casal foi direto para casa. Horas depois, ao assistir aos alertas na TV sobre a pandemia, resolveu voltar ao aeroporto e procurar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na ocasião, mesmo não apresentando todos os sintomas da doença, os dois foram isolados até o dia 29. A mulher se curou sem a aplicação de antivirais. O exame do marido deu negativo.


Texto Anterior: Brasil tem 1ª transmissão interna da gripe suína
Próximo Texto: Anvisa multou empresas aéreas 12 vezes no Rio; OMS diz que zelo em voos não barra vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.