São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto vivem há 2 meses em antiga quadra da Mancha Verde

Prefeitura levou as 90 famílias ao local após galpão em que viviam pegar fogo

DO "AGORA"

Cerca de 90 famílias vivem, desde abril, em condições precárias na antiga quadra da escola de samba Mancha Verde, na avenida Dr. Abraão Ribeiro, na Barra Funda (zona oeste SP). Os sem-teto foram levados para lá pela Prefeitura de São Paulo no dia 5 de abril, após um incêndio que destruiu um galpão abandonado onde eles moravam no Cambuci (centro).
O galpão, que já foi sede da escola de samba que reúne a torcida do Palmeiras e de uma cooperativa de catadores de lixo, pertence à prefeitura. As condições de habitação e higiene são muito precárias.
Segundo os moradores no local, no primeiro mês houve assistência da Subprefeitura da Sé. "Cada morador recebeu uma cesta básica, cobertores e colchões", disse a catadora de ferro-velho Irene Faria dos Santos, 36 anos. Ela vive com o marido e mais dez filhos, em um quarto. A ligação de água e luz do prédio é clandestina, e as famílias estão distribuídas em barracas de madeira. No primeiro mês, a prefeitura instalou um banheiro químico para uso dos desabrigados. "Depois, eles levaram embora e ficamos com os banheiros da quadra, que está desativado e sem água", disse Irene.
Cerca de 265 pessoas dividem os dois banheiros do local, que ainda estão com infiltrações e sem condições de uso.
As refeições, que foram fornecidas pela prefeitura durante o primeiro mês, cessaram.

Outro lado
Representantes da Secretaria Municipal da Habitação devem se reunir com os sem-teto na terça-feira, na Câmara Municipal. Segundo a Secretaria das Subprefeituras, os moradores foram atendidos pela assistência social no primeiro mês.
Após o dia 18 de maio, porém, o caso foi transferido para a Secretaria de Habitação, que deve encaminhá-los a algum programa de moradia. É isso o que será discutido na reunião.


Texto Anterior: Ver como é: Kassab brinca com cachimbo de crack
Próximo Texto: 25 de Março lota, e ação contra camelôs acaba em confusão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.