São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

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Média reflete habilidade e não nota

FERNANDO ROSSETTI
da Reportagem Local

O Saresp-97 -realizado com alunos de 4ª e 8ª séries da rede estadual paulista- adotou uma nova forma de apresentar o desempenho dos estudantes, denominada "níveis de habilidade".
No lugar de apresentar os resultados tirados em cada prova -ou seja, as notas médias-, os alunos são classificados de acordo com o que sabem fazer -os níveis de habilidade. Tecnicamente isso é chamado de "calibrar" os dados.
Isso torna possível comparar os resultados dos alunos em diferentes séries -já que cada nível de habilidade é adequado ao que a criança deveria ter aprendido até aquele momento.
Por exemplo, a prova de matemática da 8ª série classificou os alunos em quatro níveis de habilidade. Os alunos do nível 1 "são capazes de associar números inteiros à noção de ponto de referência"; os de nível 2 são "capazes de aplicar a adição e/ou a subtração de inteiros para resolver problemas do dia-a-dia".
Só no nível 3 é que entra a capacidade de empregar a multiplicação e divisão e, no nível 4, os alunos já fazem operações mais complexas, utilizando todas as operações anteriores.
No quadro acima, percebe-se que na 8ª série praticamente todos os alunos (98%) estão no nível 1 (números inteiros), 57%, no nível 2 (adição e subtração), 15% estão no nível 3 (multiplicação e divisão), e só 2% chegam ao nível 4.
Nos relatórios obtidos ontem pela Folha as habilidades dos alunos foram distribuídas em cinco níveis -com exceção de matemática, na 7ª e 8ª séries, com quatro.

Médias
Para chegar aos níveis médios de habilidade obtidas em todo o Estado em cada disciplina e série, o Saresp associou um intervalo de pontuação a cada nível.
Por exemplo, o nível 1 de português na 4ª série vai de 5 a 29, o nível 2 vai de 30 a 44; o nível 3, de 45 a 59; o nível 4, de 60 a 74; e o nível 5 vai de 75 pontos para cima.
Tomando como exemplo a habilidade em língua portuguesa na 8ª série, as mulheres estão com pontuação 51 e os homens, com 48 (quadro acima). O nível 3 (de cinco níveis possíveis) começa na pontuação 45 e vai até 60. Portanto, é nesse nível que se encaixa a média dos alunos.
Neste nível os alunos sabem identificar sujeito e predicado de uma frase e revelam domínio de regras de pontuação, mas não são capazes de identificar recursos expressivos de persuasão contidos em um anúncio publicitário (nível 4) nem reconhecem os elementos que compõem a estrutura de uma frase (nível 5).
Esse tipo de detalhamento existe para cada uma das séries e disciplinas avaliadas.



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