São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Polícia apreendeu 800 kg de maconha a 76 km da capital; droga veio do Paraguai e seria distribuída no litoral

Tráfico tem "entreposto" ao redor de SP

José Patrício/Folha Imagem
Policiais e os 800 kg de maconha apreendidos ontem em um posto de gasolina em Jacareí (SP)


DA REPORTAGEM LOCAL

A apreensão de 800 kg de maconha pela polícia de São Paulo, ontem, revelou que a droga ""dorme" em municípios próximos da capital na viagem de uma semana que faz do Paraguai às praias do litoral norte do Estado, podendo até chegar ao Rio de Janeiro.
O entreposto de abastecimento, no caso, funcionava em um sítio isolado na zona rural de Guararema (76 km de São Paulo), onde a caminhonete que transportava a carga ficou por uma noite.
O carregamento, segundo a Polícia Militar, é do mesmo traficante que no mês passado perdeu 1,5 tonelada de maconha no município vizinho -Jacareí-, apreendida pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São José dos Campos.
Ambas as cargas chegariam ao destino final pela rodovia Presidente Dutra, que hoje é o principal corredor da maconha no Estado. Do início do ano para cá, as polícias estadual e federal apreenderam juntas quase quatro toneladas da droga apenas no trecho paulista dessa estrada.
Os 800 kg de maconha encontrados ontem estão avaliados em cerca de R$ 500 mil. ""Parte da droga, uns 150 kg, seria distribuída na região. O restante iria para o litoral norte", disse o tenente Joel Chen, 27, comandante da Força Tática da PM de Mogi das Cruzes.
A ação que levou às drogas começou anteontem à tarde, depois de a polícia ter recebido denúncia sobre a estranha movimentação de caminhões em um sítio, a 25 minutos de carro do centro de Mogi das Cruzes, na divisa entre Guararema e Jacareí.

Cheiro
A PM estima ter chegado ao local dez minutos depois de o carregamento ter saído. O caseiro do sítio, Luís Antonio Lima, 28, que no começo negou ter visto a droga, foi denunciado pelo cheiro forte que trazia no corpo. ""Ele tinha ajudado a carregar os tijolos de maconha", afirmou o tenente.
A partir dele, a polícia prendeu o dono de um bar perto do sítio, Jovenil Marcolino de Melo, 47, que, de acordo com a polícia, teria contratado o caseiro, por R$ 300, para guardar a droga.
Em Jacareí, a polícia prendeu o comerciante Dorival Lemes da Silva, 48, que seria o dono de 150 kg da maconha. Segundo a PM, ele indicou onde a carga estava escondida desde a saída do sítio.
A caminhonete cheia de tijolos de maconha foi encontrada em um posto de gasolina no km 181 da rodovia Presidente Dutra, em um estacionamento onde donos de caminhões costumam dormir.
Os três presos foram autuados por tráfico.
(ALESSANDRO SILVA)


Texto Anterior: Violência: Gretchen cancela casamento
Próximo Texto: Polícia busca suspeitos de sequestros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.