São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBPC

Nascidos nesta década viverão mais com avós e terão menos irmãos e primos

Relações sociais mudam perfil familiar

ANTÔNIO GOIS
DO ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

O brasileiro que nasceu nesta década viverá mais tempo com seus avós e bisavós e terá menos irmãos e primos do que as gerações anteriores.
Mudanças como essa no perfil demográfico da população brasileira foram algumas das discussões realizadas ontem na 54ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no seminário que discutiu as principais tendências e mudanças da população brasileira.
Esse novo tipo de relação familiar é causado por uma soma de fatores. A brasileira está tendo menos filhos e engravidando mais cedo. Isso ocorre ao mesmo tempo em que a expectativa de vida do brasileiro aumenta.
O pesquisador Juarez Castro de Oliveira, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentou dados do Censo 2000 que mostram que o país apresentou uma queda acelerada na taxa de fecundidade da mulher. Em 1940, cada mulher tinha, em média, 6,16 filhos. Em 2000, 2,35.
A diminuição aconteceu, segundo Oliveira, principalmente a partir da década de 60, quando a pílula e outros métodos anticoncepcionais foram popularizados. Além de ter menos filhos, as mulheres são mães mais cedo, mostram os dados do IBGE.
Na década de 80, de cada mil adolescentes de 15 a 19 anos, 80 já tinham filhos. Em 2000, a taxa foi superior a 90. "Esses fatores farão com que fique mais comum as relações de netos e bisnetos com avós e bisavós", disse Oliveira.
Para o pesquisador José Magno de Carvalho, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o processo de envelhecimento da população brasileira acontece em um ritmo mais acelerado do que nos países desenvolvidos.
Com isso, será difícil, no futuro, manter um sistema de previdência, já que haverá menos gente em idade produtiva para sustentar uma população inativa maior.



Texto Anterior: Polícia busca suspeitos de sequestros
Próximo Texto: Panorâmica - Dia Pelo Desarmamento: Data será comemorada hoje com ato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.