São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4,1 kg de heroína são apreendidos em Manaus

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A polícia apreendeu no porto de Manaus, no fim de semana, 4,1 kg de heroína no acolchoado de uma barraca de acampamento.
A origem da droga seria Tabatinga (AM). A heroína causa dependência rapidamente e é produzida a partir da papoula, planta que o tráfico inseriu na Colômbia, nos anos 90, e cuja produção ganhou impulso após a ofensiva dos EUA no Afeganistão -um dos maiores produtores mundiais.
Bracoven [iniciais de Brasil, Colômbia e Venezuela" é o nome da conexão usada para exportar heroína pela rota Boa Vista, Tabatinga, Manaus e São Paulo para os EUA, a Europa e o Japão, segundo relatório da Polícia Federal.
Traficantes brasileiros levariam a droga. "As mulas [transportador de droga" brasileiras são menos visadas pelas polícias dos EUA e da Europa, daí a tentativa de introduzir a heroína colombiana através do Brasil", disse o delegado da PF Sérgio Fontes.
Neste ano, a PF em Boa Vista e em Manaus e a Depre (Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão de Entorpecentes) da Polícia Civil do Amazonas apreenderam cerca de 30 kg de heroína.
A maior apreensão do ano foi em março, em Boa Vista: 12,5 kg em coletes e jaquetas com o venezuelano Jorge Enriques Olaizola.



Texto Anterior: Ação em presídio apreende celular, arma e droga
Próximo Texto: Policial mata estudante após perseguição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.