São Paulo, quarta, 9 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-primeiro não pode esperar

da Reportagem Local

O industriário Luiz Paulo de Siqueira, 42, foi internado duas vezes no Hospital das Clínicas em menos de um mês por causa de infecções causadas por uma doença congênita chamada colangite esclerosante, que destrói o fígado.
Sua médica, Margarethe Pauli, diz que dificilmente ele resistirá a mais uma infecção.
Até a semana passada, ele era considerado "prioridade" na fila do HC e seria o primeiro a ser transplantado assim que aparecesse um órgão.
Com a criação da fila única, sua situação fica mais difícil. Agora, o que vale é a sua colocação na lista. A Secretaria da Saúde do Estado ainda não sabe dizer em que lugar está Siqueira, mas já dá para saber que, pelo novo critério, Siqueira não seria o primeiro nem na lista do Hospital das Clínicas.
Lá, há pelo menos três pessoas na sua frente. Ele entrou na fila em julho do ano passado, mas há pessoas esperando por um fígado desde o início de 1995.
Ontem, ele deixou a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Conseguiu se recuperar de mais uma infecção. "A médica me disse que, em uma semana, vou poder voltar para casa", disse.
Siqueira mora em Jacareí (68 km de SP) com a mulher e dois filhos. Há cerca de dois anos ele foi obrigado a parar de trabalhar por causa da doença. "Minha vida mudou completamente. Vivo no hospital. Se conseguisse o transplante, voltaria a ter uma vida normal", afirmou. (LM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.