São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam cem profissionais no Rio, diz Defensoria

DA SUCURSAL DO RIO

Embora apontada pelo último estudo "Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil" como a segunda melhor do país, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro trabalha com um déficit de cerca de cem profissionais -e não tem convênio com a OAB.
O defensor público geral do Estado, José Raimundo Batista Moreira, diz que com mais cem defensores será possível melhorar a qualidade do serviço prestado pela instituição. Hoje há cerca de 700 defensores ativos na capital fluminense e no interior.
O "Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil" foi realizado, com dados até 2005, pelo Ministério da Justiça. Até aquele ano o Brasil tinha 3.440 defensores públicos, média de 1,86 para cada 100 mil habitantes. A média de juízes é de 7,7 para cada 100 mil habitantes.
As cinco melhores defensorias públicas estaduais, segundo o ranking elaborado pelo estudo, são, em ordem decrescente, as dos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Amapá, Distrito Federal e Roraima.
A classificação no ranking foi elaborada a partir de índice de comarcas atendidas, custo por atendimento, demanda de atendimentos por defensor, demanda de atendimento pela população-alvo, demanda de ações pela população-alvo e percentual de evolução salarial. (SERGIO TORRES)


Texto Anterior: Saiba mais: Pedido da OAB por reajuste deflagrou impasse
Próximo Texto: Haddad foi "oportunista", diz Paulo Renato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.