São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Rua de comércio de luxo terá calçadas maiores

Reforma da Oscar Freire começa em janeiro; custo será de R$ 6 mi

AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos endereços mais caros de São Paulo, a rua Oscar Freire, nos Jardins (zona oeste), deverá passar por uma grande reforma a partir de janeiro do próximo ano. Ontem, um protocolo de intenções para a realização do projeto de reurbanização do local foi assinado pela prefeita Marta Suplicy (PT) e pela presidente da Associação de Lojistas da Oscar Freire, Rosangela Lyra.
A reforma deve custar R$ 6 milhões, metade paga pela prefeitura e metade pelos comerciantes. Segundo Lyra, são 140 lojistas na região. A proposta abrange a Oscar Freire entre as ruas Melo Alves e Padre João Manuel e deve ser concluída até maio. A meta, porém, é ampliar o projeto para as ruas adjacentes da região.
"Todas as metrópoles têm sua rua de referência de comércio. A nossa é essa, e ela não condiz [com a importância que tem]", afirmou Lyra ontem.
O pré-projeto apresentado ontem pelo arquiteto Hector Vigliecca faz referência a várias metrópoles internacionais, como as calçadas de Barcelona e os banquinhos de Paris, mas os detalhes só agora serão definidos.
Certo, por ora, está tornar toda a fiação subterrânea, adaptar o passeio às necessidades de deficientes visuais e usuários de cadeira de rodas e o alargamento das calçadas nas esquinas. A proposta é que elas tenham de 5 m a 6 m de largura e se transformem em áreas de convivência.
Segundo Vigliecca, o paisagismo dará unidade visual à rua. "Atualmente, cada um faz um jardinzinho de fundo de quintal na frente da sua loja.", disse.


Texto Anterior: Trânsito: Túnel desafoga tráfego na Cidade Jardim
Próximo Texto: Vendas subiram 11% após reforma na João Cachoeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.