São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Cálculo inclui corpo docente e notas dos alunos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição) aponta a qualidade das instituições de ensino (universidades, centros universitários e faculdades). O resultado é dado por notas (que vão de zero a 500), que são enquadradas em faixas (de 1 a 5).
No cálculo, é levada em conta a qualidade da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado).
Na avaliação da graduação, é usado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), baseado em diversas variáveis, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a opinião dos alunos sobre o curso, a infra-estrutura e o corpo docente.
As notas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) são usadas para avaliar a pós-graduação. No cálculo, também é considerado o número de matrículas.
Para as universidades estaduais e para as que não têm alunos concluintes, a adesão aos exames que compõem o IGC é voluntária. A avaliação é obrigatória para instituições federais e privadas.


Texto Anterior: Último lugar: Uncisal diz que resultado se deve a aumento de cursos
Próximo Texto: USP e Unicamp não participam de exame e dizem discordar de metodologia do MEC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.