São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP e Unicamp não participam de exame e dizem discordar de metodologia do MEC

EM SÃO PAULO

A USP e a Unicamp, duas das principais universidades paulistas, não participam do Enade. As instituições alegam que não concordam com a metodologia utilizada pelo Ministério da Educação e que, por serem instituições estaduais, não se consideram obrigadas a seguir a legislação federal que instituiu a avaliação.
Ontem, elas evitaram comentar o novo ranking divulgado pelo MEC, resultado da reunião das notas do Enade à avaliação dos cursos de graduação, à infra-estrutura e ao corpo docente, entre outros.
Como a Folha divulgou no início de agosto, apesar da resistência, a USP já negocia com o governo sua participação no Enade. A universidade entregou um ofício com seis sugestões de mudanças, entre elas, tornar o exame universal (e não apenas com uma amostra de alunos) e uma forma de valorizar as instituições bem avaliadas.
Uma das críticas da USP e da Unicamp é de o Enade, até então, criar ranking com base em cursos, isoladamente, e não avaliando toda a instituição -o que faz o IGC divulgado ontem.
Sobre o índice, a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, disse ontem, via assessoria de imprensa, que prefere não se manifestar.
Em nota, a assessoria de imprensa da Unicamp reforça a opinião de que, por ser estadual, não vê que sua participação no Enade, um exame federal, se torne obrigatória, mas sim "em caráter voluntário".
A Unicamp, ainda segundo a nota, "foi uma das primeiras universidades brasileiras a implementar um programa desse tipo". "Está em curso na universidade, no momento, um processo de avaliação institucional" semelhante a avaliações do MEC, com calendário e parâmetros bem fixados.


Texto Anterior: Saiba mais: Cálculo inclui corpo docente e notas dos alunos
Próximo Texto: Cecilia Giannetti: Laços, fiapos e cabos de conexão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.