São Paulo, segunda-feira, 09 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Força-tarefa já resgatou 129 das 154 vítimas

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PEIXOTO DE AZEVEDO

A força-tarefa da Aeronáutica e Exército já havia resgatado até o final da tarde de ontem 129 das 154 vítimas do acidente.
Ontem, nove jornalistas fizeram um sobrevôo de 20 minutos na área do acidente a bordo de um helicóptero Super Puma.
No trajeto, mal dava para ver rios e igarapés que cortavam a floresta densa. A mais ou menos três minutos da grande clareira -onde estão o trem de pouso e as asas-, já era possível avistar pedaços de assento nas copas das árvores, algumas com até 40 metros de altura.
No total, foram abertas cinco clareiras, uma maior, para pouso de helicópteros, e outras cinco menores, para retirada de destroços e de corpos.
Ao pousar na clareira maior, intensificava-se o mau cheiro. Todos, inclusive os jornalistas, usavam pomada Vick Vaporube nas narinas. O calor e a umidade são intensos. Some-se a isso o constante ataque de abelhas.
Ontem, chegaram à base aérea da serra do Cachimbo mais 80 homens do Exército, que vão se juntar hoje à equipe de resgate.

Enterro
Peritos reconheceram, até o final da tarde de ontem, 61 dos 87 corpos que chegaram ao IML.
Até ontem, 31 corpos já haviam sido retirados do IML para enterro. O piloto do avião, Décio Chaves Junior, 44, foi enterrado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, no final da manhã de ontem. Cerca de 300 pessoas acompanharam o funeral.
Emocionados, familiares e amigos leram a "prece dos Aviadores". Dedicada a Nossa Senhora do Loreto, padroeira da categoria, um dos trechos da prece diz: "Em vós depositamos a nossa confiança. Sabemos a quantos perigos se expõe a nossa vida".


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Justiça determina a retenção de Legacy
Próximo Texto: No Rio, tripulação de jato teme ser hostilizada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.