São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fila on-line do passaporte em São Paulo supera 1 mês

Agendamento eletrônico tem problemas, e espera em alguns postos chega a um ano

Falta de datas livres atinge principalmente postos em shoppings, mas também afeta superintendência da PF; site na internet é lento

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

ALESSANDRA BALLES
DA REDAÇÃO

Pelos próximos 35 dias, não há mais nenhuma data livre para o agendamento eletrônico de emissão de passaporte na cidade de São Paulo. Os cinco postos de atendimento da capital, mais o do ABC, estão com todos os horários preenchidos, e a data mais próxima é em 13 de novembro, na unidade da Lapa, zona oeste, onde funciona a superintendência regional da PF (Polícia Federal). Nos demais, todos dentro de shoppings, há datas apenas para 2008.
Desde agosto, é obrigatório que o agendamento para apresentação de documentos seja feito pela internet, por meio do site www.dpf.gov.br. Depois disso, é preciso esperar mais cinco dias úteis para a retirada do passaporte.
A mudança foi implementada justamente para facilitar a vida de quem precisa retirar o passaporte. As filas na superintendência da PF, antes da mudança, tinham início de madrugada e chegavam a provocar mais de 13 horas de espera.
As filas agora são on-line. Nos shoppings Eldorado e Ibirapuera, por exemplo, não é possível marcar o atendimento antes de outubro de 2008.
"Recomendamos que a população tente marcar na unidade da Lapa, que é a mais tranqüila", diz Jaber Makul Hanna Saadi, superintendente regional da PF no Estado de São Paulo. No posto da Lapa, porém, havia data só a partir de 13 de novembro, durante a tarde de ontem. E marcá-la requer paciência.
A Folha levou quase meia hora para conseguir encontrar um dia disponível no posto da Lapa e, ao tentar agendar o horário, teve de recomeçar o processo por nove vezes porque o sistema saía do ar. Após 80 minutos, a reportagem desistiu de concluir a operação.
Antes de procurar a data nessa unidade, a Folha tentou marcar na do shopping Ibirapuera e levou 38 minutos até chegar a outubro de 2008 (o último mês disponível no site) e descobrir que não havia nenhum dia possível.
Ao consultar datas disponíveis em postos dos outros três shoppings, o sistema também travava.
No Shopping ABC, citado por Saadi como um dos mais "tranqüilos", não havia data até março. Depois disso, a internet não respondia. Um funcionário da superintendência disse, por telefone, que seria mais rápido tirar o passaporte em Santos, já que lá o agendamento não é necessário.
Segundo o superintendente, a PF em São Paulo está emitindo a mesma quantidade de passaportes de antes do agendamento -cerca de 1.200 ao dia. "O que acontece é que a procura aumentou muito nos últimos meses", diz. "Não sei os motivos, acho que é por causa da baixa do dólar."
Saadi diz que, para agilizar o agendamento, irá inaugurar dois postos na capital: um no shopping Tatuapé, que deverá funcionar já na semana que vem, e outro no shopping Light, com previsão de inauguração até o fim do ano. "Com eles, devemos resolver totalmente esse problema."


Texto Anterior: Megablitz: 25 de Março tem operação anticamelô hoje
Próximo Texto: Na inauguração de juizado, passageira ganha indenização de R$ 760 em uma hora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.