São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Nível de abastecimento da Cantareira cai; Sabesp descarta racionamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O nível do sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, opera com cerca de 30% de sua capacidade total neste mês de outubro. No mesmo período do ano passado, o nível era de 45%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Ontem, o sistema Cantareira operou com 32,7% de sua capacidade. Em setembro, São Paulo registrou o menor índice de chuva no período em sete anos, segundo a Defesa Civil do Estado. Choveu apenas 16% do que estava previsto para o mês -o acúmulo foi de 11,1 mm de água, sendo a média do período 69,5 mm.
Ainda não houve acúmulo de chuva este mês, cuja média histórica é de 132,8 mm.
Os níveis baixos de armazenamento dos mananciais são comuns neste período, segundo Hélio Luiz Castro, superintendente de produção de água da Sabesp.
"É preciso esperar outubro, novembro e dezembro para recuperar os mananciais", diz. A Sabesp não cogita fazer racionamento de água, mas pede a colaboração da população para evitar desperdício.
Os seis reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também registraram queda no período. Em Rio Claro, que abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas, o sistema opera com apenas 30,5% da capacidade.


Texto Anterior: Vila Maria: Justiça manda fechar uma unidade da antiga Febem
Próximo Texto: Ministério Público vai investigar série de obras paradas no Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.