UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura abrirá novos espaços

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal da Cultura vai criar outros dois museus em São Paulo no próximo ano: um sobre a história da cidade, no Palácio das Indústrias (região central), e outro com acervo afro-brasileiro, no parque Ibirapuera.
O Museu da Cidade foi planejado para reunir os acervos sobre a história de São Paulo que estão dispersos em mais de uma dezena de instituições, segundo Celso Frateschi, 51, secretário da Cultura. Deve começar a funcionar, mesmo sem estar completamente acabado, em janeiro, no aniversário dos 450 anos da cidade.
O novo espaço servirá também para a articulação de um sistema de museus na cidade, segundo o secretário da Cultura.
Hoje, há uma série de espaços museológicos entulhados ou sem uma função muito clara, diz Frateschi, citando como exemplos o Museu do Folclore e a Casa do Bandeirante. "O sistema vai dar um uso mais adequado para essas casas", afirma.
O Museu Afro-Brasil será aberto no Pavilhão Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera, antiga sede da prefeitura. Abrigará cerca de 700 peças da coleção do curador e artista plástico Emanoel Araújo.
O espaço pertence ao governo do Estado, mas a Folha apurou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) está disposto a assinar amanhã o decreto que transfere o prédio para a prefeitura.
Frateschi considera esse museu "estratégico" para o plano do país de se aproximar da África. (MCC)


Texto Anterior: Infância: Museu do Brinquedo será criado em SP
Próximo Texto: Prédio de Ramos de Azevedo vai ser restaurado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.