São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meteorologia alerta para mais chuvas até sábado

Em oito dias, choveu 71% do previsto para todo o mês

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva não deve dar trégua aos moradores da capital paulista ao longo dos próximos dias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo instável se prolonga até o próximo fim de semana.
Para hoje, a previsão é de chuva fraca em pontos isolados da cidade, mas até o final de semana deve chover com muita intensidade.
Apesar da chuva intensa de ontem, meteorologistas afirmam que as pancadas de chuva são normais nesta época do ano, perto da entrada do verão, em toda a região Sudeste.
"Sempre ocorrem muitas chuvas nesta época do ano, de maior ou menor intensidade. Para a capital, neste verão, é previsto que o total de precipitação ultrapasse ligeiramente a média do período", disse a meteorologista do Inmet Ester Regina Ito.
A média de chuva ontem na cidade, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura de São Paulo), foi de 75,8 mm (cerca de 76 litros por metro quadrado) até as 19h.
Passados apenas oito dias do início do mês, já choveu 143,1 mm, o que equivale a 71,2% da média histórica de dezembro inteiro.
O índice de ontem chegou bem perto dos 76,2 mm registrados em São Paulo em 24 de maio de 2005, o maior volume de chuva registrado pelo CGE desde sua fundação, em 1999. Naquele dia, o rio Tietê também transbordou.

Explicações
De acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia Cássia Beu, a forte chuva de ontem foi ocasionada por um conjunto de fatores.
"Chegou uma frente fria que se deslocou lentamente para o Estado de São Paulo. Somado a isso, temos um fluxo de umidade da Amazônia, que é comum no verão, e ainda mais umidade vinda do litoral devido ao aquecimento das águas. Tudo isso fez o volume ser intenso e contínuo", diz a meteorologista.
Para ela, o paulistano deve ficar atento na sexta-feira e no sábado, quando deverão ocorrer novas pancadas de chuva. "A precipitação deverá ser forte, mas, ao contrário de hoje [ontem], a distribuição será irregular, ou seja, alguns bairros terão chuva mais intensa, e outros, mais fraca."
A temperatura hoje em São Paulo deve variar de 18C a 22C.
Para este domingo, a previsão do tempo indica que o sol volta e a temperatura chega a 26C.

Bairros mais afetados
As regiões onde mais choveu em São Paulo foram, pela ordem, Consolação, Ermelino Matarazzo, Lapa, Itaim Paulista e Itaquera.
No caso da Consolação (região central), choveu 120 mm entre a meia-noite e as 19h de ontem.
Segundo o CGE, também amanheceram transbordados ontem o ribeirão dos Meninos (região do Ipiranga) e o córrego Três Pontes (região do Itaim Paulista, na divisa com São Caetano do Sul).


Participaram da cobertura das enchentes em São Paulo ALENCAR IZIDORO, AFONSO BENITES, JAMES CIMINO, JOSÉ ALBERTO BOMBIG, LAURA CAPRIGLIONE, MARIANA BARROS, MARIO CESAR CARVALHO, ROGÉRIO PAGNAN , PAULO SAMPAIO, RICARDO WESTIN, VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO E TALITA BEDINELLI , da Reportagem Local


Texto Anterior: Análise: Culpa por desastres naturais já opôs filósofos
Próximo Texto: Após chuva, Kassab eleva verba antienchente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.