São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liminar impede as carrocinhas

DA REPORTAGEM LOCAL

Boa notícia para cachorros de rua: uma liminar da 13ª Vara da Fazenda Pública vem impedindo que sejam capturados ou manejados com laços (cambões) e que sejam mortos por asfixia em câmaras de descompressão.
A liminar, concedida pelo juiz Olavo Sá Pereira da Silva, a pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, deixou os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de "mãos amarradas". "Não podemos recolher animais, mesmo que estejam colocando em risco a população, nem podemos cuidar deles dentro dos canis", diz o novo diretor Fernando de Azevedo Corrêa.
O Centro de Zoonoses costuma recolher das ruas cerca de 20 mil animais por ano, além de outros 6.000 removidos a pedido da população e outros 10 mil entregues pelos seus moradores. No ano passado, 19.328 foram sacrificados, 95% deles, cães.
A "sorte" dos cachorros já vinha sendo favorecida pela precariedade dos equipamentos: das 11 "carrocinhas", 9 estavam paradas na garagem. Em outubro, a câmara de descompressão foi fechada por problemas técnicos. O Fórum de Proteção Animal ofereceu injeções letais que não provocam sofrimento, com a condição de que fossem adotadas novas formas de captura, os cães não sofressem nos canis e se realizassem campanhas de informação, castração e adoção de animais.
"O uso do cambão enforca o animal, provocando lesões cervicais", diz a advogada Viviane Benini Cabral, diretora jurídica do fórum. "Os canis e os cães são lavados com água gelada."
O novo diretor, que pretende descentralizar os serviços de zoonose para agilizar e facilitar a devolução e adoção de animais, se defronta agora com a necessidade de buscar formas alternativas para tratar os bichos com "menos crueldade". Afinal, para uma administração petista, não fica bem a imagem de "homens da carrocinha" pelas ruas apavorando cães e crianças. (AB)

Texto Anterior: Saúde pública: Pragas ameaçam "invadir" São Paulo
Próximo Texto: Em defesa dos animais: Cão será "assessor" da Prefeitura do Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.