São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPORAL

Córregos Ipiranga e Pirajussara transbordaram; zona sul da cidade foi a área mais atingida

Chuva alaga ruas, corta energia e tira TV do ar

DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva forte que atingiu São Paulo no final da tarde de ontem alagou ruas, provocou apagões de luz e tirou a TV Bandeirantes do ar por cerca de 50 minutos.
A zona sul foi a região mais afetada, além de Santo André e São Caetano, na Grande São Paulo.
Os córregos Ipiranga e Pirajussara transbordaram, atingindo carros e deixando pessoas ilhadas nas avenidas Abraão Mendes e José Félix. Caiu granizo na zona sul.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Paulo identificou 26 pontos de alagamentos. Às 19h30, havia 100 km de congestionamento na cidade, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o dobro em relação a quando começou a chover (18h).
A marginal Pinheiros e as avenidas Rubem Berta e Roque Petronini Júnior também tiveram pontos intransitáveis. O túnel Jânio Quadros ficou com uma de suas faixas obstruída pela água.
De acordo com a Eletropaulo, a partir das 18h30, faltou energia nos bairros Saúde, Jabaquara, Aeroporto, Americanópolis, Alto da Boa Vista e Morumbi. O fornecimento voltou depois das 20h30.
Os apagões, segundo a Eletropaulo, foram provocados por descargas elétricas e ventos fortes.
Na região de Cidade Ademar, zona leste, uma árvore caiu sobre uma casa e um carro, mas ninguém se feriu.
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, fechou para pousos e decolagens por 40 minutos. As pistas foram abertas de novo depois das 20h, informou a Infraero.
Um raio atingiu e danificou parte dos equipamentos da sede da TV Bandeirantes, no Morumbi. A emissora ficou fora do ar por 50 minutos, sem poder enviar seu sinal para a torre da avenida Paulista e para suas afiliadas no país.
Sem energia em seus estúdios, a Bandeirantes teve de atrasar sua programação em uma hora. A emissora voltou ao ar às 19h51.
Na Vila Mariana, onde mais choveu, caiu 33 milímetros de água em uma hora -cerca de 17% do volume de chuva registrado no ano passado no mesmo bairro, segundo o CGE.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Vazamento: Sabesp começa a indenizar na próxima semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.