São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUVEST

Ausência de candidatos no exame de geografia foi de 8,29%; em biologia, registro chegou a 9,02% entre os convocados

Abstenção cresce no terceiro dia de provas

DA REPORTAGEM LOCAL

A abstenção cresceu no terceiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o mais concorrido do país.
Segundo José Coelho Sobrinho, um dos coordenadores do vestibular, 9,02% dos candidatos que deveriam fazer prova de biologia não compareceram. Em geografia, esse índice foi de 8,29%. A maior abstenção havia sido 8,41% na prova de química, anteontem.
As provas de ontem foram consideradas fáceis e bem elaboradas por professores ouvidos pela Folha. Os alunos tiveram de responder a questões de biologia ou de geografia, conforme a carreira.
Em biologia, surpreendeu a ausência de questões sobre evolução, segundo o professor Angelo Pavone, do cursinho Etapa. Para ele, a prova foi fácil e um bom aluno conseguiria acertar 80% das questões sem muitos problemas.
"Achei básica e objetiva", disse Gisele Ferreira, 17, candidata ao curso de medicina. "Também achei abrangente. Acho que cobriu quase todo o conteúdo do ensino médio", afirmou.
Constantino Carnelos, do Objetivo, disse que a prova de ontem exigiu mais raciocínio do que vestibulares anteriores da Fuvest.
Em geografia, o destaque foi a questão sobre o significado da participação conjunta das Coréias do Sul e do Norte na Olimpíada de Sydney. Flávia Barretti, 20, que disputa uma vaga em filosofia, sentiu falta de mais questões de geopolítica e geografia humana. "Esperava algo do caso Pinochet."
Para Gabriel Barretti, 17, primo de Flávia e candidato à vaga em direito, questões de geografia física foram muito específicas. "Pediram muitos detalhes. Alguns pormenores de mapas que nem todo mundo deve ter memorizado."
De acordo com o professor Omar Bumirgh, do Etapa, a resolução da prova foi simples e baseava-se somente no conteúdo do ensino médio. Os mapas e as tabelas, afirmou, estavam claros e ajudaram os alunos a responder algumas das questões.
Hoje acontece a prova de física. Amanhã será a vez de matemática. Confira o gabarito no site www.fovest.com.br. Só candidatos a algumas carreiras, como engenharia, fazem essas provas. Candidatos a uma vaga em direito ou jornalismo, por exemplo, já encerraram sua participação.


Texto Anterior: Judiciário: Lei dá prioridade a idosos em processos
Próximo Texto: Panorâmica - Salvador: Para evitar problemas durante Carnaval, prefeitura decide demolir 25 marquises
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.