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Prevista há 15 anos, inspeção tem início improvisado
RICARDO SANGIOVANNI
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O programa de inspeção veicular de São Paulo foi criado
por lei em abril de 1994. Mesmo
previsto há quase 15 anos, começou nesta semana para motos e automóveis movidos a álcool, gasolina e gás com improviso e indefinições.
Nem tudo está resolvido: a
prefeitura ainda não definiu,
por exemplo, o prazo para o
reembolso da taxa de inspeção
-o proprietário paga e, após a
aprovado na inspeção, pode pedir o reembolso. O pedido será
por um site, que ainda não foi
disponibilizado.
Mesmo o prefeito Gilberto
Kassab (DEM) ainda não sabe
como será o sistema. Questionado anteontem sobre o assunto, ele respondeu genericamente: "É um compromisso
nosso", que será feito "o mais
rápido possível".
Desde o ano passado é exigida a inspeção para veículos movidos a diesel. A partir deste
ano, também é obrigatória para
veículos movidos a álcool, gasolina e gás fabricados a partir de
2003, além de toda a frota de
motos. Isso representa cerca de
2,8 milhões de veículos (45%
do total de 6,3 milhões da frota
da cidade). Em 2010, todos os
veículos licenciados na capital
terão de passar pela inspeção.
Neste ano, os problemas começaram logo na inauguração:
a página na internet da Controlar, empresa concessionária do
serviço, estava lenta e fora do ar
em horários de pico. O problema foi corrigido, mas o site ainda tem falhas eventuais.
Na quinta, quando já era possível agendar a data da inspeção, mais surpresas: só um local
está disponível para carros e
motos (serão três até o início da
inspeção) e não é possível programar o agendamento livremente (entre os 90 dias de inspeção); as marcações só são feitas para os 30 dias seguintes.
Outra falha, curiosa até: só
carros com placas de final 1 podem fazer inspeção em fevereiro, e em um único posto (na
marginal Pinheiros). Pela internet, o primeiro horário disponível é no dia 2, uma segunda, às 7h -exatamente no horário de início e na área de restrição do rodízio desse carro.
A primeira semana foi marcada ainda pela correção de um
"equívoco" pela Secretaria do
Verde e Meio Ambiente, que
isentava os veículos fabricados
em 2008 da inspeção -a correção foi publicada no "Diário
Oficial" da Cidade após a Folha
ter apontado o erro. Outras
duas portarias foram publicadas durante a semana.
Questionado ontem sobre a
primeira semana do programa,
Kassab disse preferir "avaliar
os últimos 30 anos (...), [quando] tivemos um profundo descaso das administrações com o
combate à poluição". Em entrevista à Folha em dezembro
de 2007, Kassab afirmou que
todo o sistema de inspeção veicular estaria pronto 18 meses
após a assinatura da ordem de
serviço. O prazo venceu em 6
de dezembro.
O secretário do Verde,
Eduardo Jorge, disse ontem,
por e-mail, que não há improvisação. "Há um dimensionamento novo em virtude do tamanho e do perfil da frota." Em
dezembro, Jorge isentou da
inspeção neste ano de veículos
fabricados até 2002 -cerca de
3,5 milhões, justo os de tecnologia antiga, mais poluentes.
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