São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

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Prevista há 15 anos, inspeção tem início improvisado

RICARDO SANGIOVANNI
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de inspeção veicular de São Paulo foi criado por lei em abril de 1994. Mesmo previsto há quase 15 anos, começou nesta semana para motos e automóveis movidos a álcool, gasolina e gás com improviso e indefinições.
Nem tudo está resolvido: a prefeitura ainda não definiu, por exemplo, o prazo para o reembolso da taxa de inspeção -o proprietário paga e, após a aprovado na inspeção, pode pedir o reembolso. O pedido será por um site, que ainda não foi disponibilizado.
Mesmo o prefeito Gilberto Kassab (DEM) ainda não sabe como será o sistema. Questionado anteontem sobre o assunto, ele respondeu genericamente: "É um compromisso nosso", que será feito "o mais rápido possível".
Desde o ano passado é exigida a inspeção para veículos movidos a diesel. A partir deste ano, também é obrigatória para veículos movidos a álcool, gasolina e gás fabricados a partir de 2003, além de toda a frota de motos. Isso representa cerca de 2,8 milhões de veículos (45% do total de 6,3 milhões da frota da cidade). Em 2010, todos os veículos licenciados na capital terão de passar pela inspeção.
Neste ano, os problemas começaram logo na inauguração: a página na internet da Controlar, empresa concessionária do serviço, estava lenta e fora do ar em horários de pico. O problema foi corrigido, mas o site ainda tem falhas eventuais.
Na quinta, quando já era possível agendar a data da inspeção, mais surpresas: só um local está disponível para carros e motos (serão três até o início da inspeção) e não é possível programar o agendamento livremente (entre os 90 dias de inspeção); as marcações só são feitas para os 30 dias seguintes.
Outra falha, curiosa até: só carros com placas de final 1 podem fazer inspeção em fevereiro, e em um único posto (na marginal Pinheiros). Pela internet, o primeiro horário disponível é no dia 2, uma segunda, às 7h -exatamente no horário de início e na área de restrição do rodízio desse carro.
A primeira semana foi marcada ainda pela correção de um "equívoco" pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que isentava os veículos fabricados em 2008 da inspeção -a correção foi publicada no "Diário Oficial" da Cidade após a Folha ter apontado o erro. Outras duas portarias foram publicadas durante a semana.
Questionado ontem sobre a primeira semana do programa, Kassab disse preferir "avaliar os últimos 30 anos (...), [quando] tivemos um profundo descaso das administrações com o combate à poluição". Em entrevista à Folha em dezembro de 2007, Kassab afirmou que todo o sistema de inspeção veicular estaria pronto 18 meses após a assinatura da ordem de serviço. O prazo venceu em 6 de dezembro.
O secretário do Verde, Eduardo Jorge, disse ontem, por e-mail, que não há improvisação. "Há um dimensionamento novo em virtude do tamanho e do perfil da frota." Em dezembro, Jorge isentou da inspeção neste ano de veículos fabricados até 2002 -cerca de 3,5 milhões, justo os de tecnologia antiga, mais poluentes.


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