São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura vai fazer plano de drenagem e impermeabilização

Estudo deverá apontar, por exemplo, que região está no limite e precisará de piscinões ou parques

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo vai contratar nos próximos meses um plano diretor de drenagem. A ideia é mapear a situação de toda a cidade em relação à capacidade de drenagem (galerias, bocas de lobo, piscinões), volume histórico de chuvas e impermeabilização.
O plano deve apontar, por exemplo, que uma determinada região está no limite de impermeabilização e que precisará de obras como piscinões ou de mais parques e áreas verdes.
Será a primeira vez que um projeto desses é feito na cidade. A região metropolitana já conta com um plano de macrodrenagem desde a década de 1980, mas o diagnóstico vale apenas para as grandes bacias hidrográficas e não aborda a questão do sistema de microdrenagem.
"No final vamos estar com a rede de drenagem da cidade dimensionada e afinada com a situação climática", disse Marcos Penido, secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras.
O plano deve ficar pronto em três anos. Isso não quer dizer, no entanto, que as obras não possam começar antes. "Podemos fazer por etapas, começando pelas áreas mais críticas."
Penido diz que a prefeitura já está atuando. Há obras em licitação ou em projeto para o centro, Brooklin, Perdizes, Pinheiros, Ipiranga e Vila Mariana, além da conclusão do projeto nas bacias dos córregos Aricanduva e Pirajussara.
Outra medida de combate às enchentes apontada pelo governo é a criação de parques lineares, que recuperam as várzeas dos rios e podem ser alagados no verão e usados como área de lazer no restante do ano. O governo diz que há sete parques lineares prontos e 20 em obras. Segundo Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente, eles ajudarão a evitar a criação de novas áreas críticas para enchentes.


Texto Anterior: Boom imobiliário agrava enchente em SP
Próximo Texto: Vestibular: Unicamp abre 2ª fase com biologia e português
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.